O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) participou com um estande bastante movimentado da IV Bienal do Livro de Itabaiana, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, no Shopping Peixoto. Foi uma oportunidade da Corte de Contas levar ao conhecimento dos milhares de frequentadores da feira das publicações técnicas e culturais produzidas pelo órgão nos últimos anos, além de, através de seus membros, colaborar com as mesas temáticas e demais atividades da programação.
Foram expostos mais de 30 livros, revistas e vídeos produzidos pelo

Tribunal de Contas, incluindo obras já consagradas e publicadas em parceria com a Edise/Segrase, como “Getúlio Escreve a Lourival – Os bilhetes à Casa Civil da Presidência da República (1951 e 1954)”, organizado por Angela de Castro Gomes, a reedição ampliada de “Brava Gente Sergipana e Outros Bravos”, de Manoel Cabral Machado, e “Waldemar Lima –Uma câmera e uma ideia de luz”, ambos organizados pelo jornalista Marcos Cardoso, diretor de Comunicação do TCE.
Na abertura da Bienal, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, recebeu em nome do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa o Troféu Falcão de Ouro, numa homenagem feita a personalidades que têm contribuído com a cultura sergipana.
"É um evento importantíssimo para o cenário cultural do nosso

Estado, tanto que o TCE apoiou, com o presidente Clóvis Barbosa tendo uma participação muito efetiva nesse sentido. A cultura traz essa possibilidade de engrandecimento para as pessoas, é uma atividade educativa e que colabora para a valorização do nosso estado", comentou o procurador-geral. O conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza e a coordenadora da Escola de Contas, Patrícia Verônica, passaram por lá no sábado.
O presidente do TCE compareceu ao evento no sábado e no domingo, participando ativamente dos debates acerca do cenário cultural em Sergipe. No estande da Corte, o conselheiro recepcionou o jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo e que foi o convidado especial da Bienal. Também passaram pelo estande do TCE o governador Jackson Barreto, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o empresário Messias Peixoto (proprietário do shopping) e os imortais da Academia Sergipana de Letras Amaral Cavalcante, Murilo Mellins e Paulo Amado.
Também passaram pelo estande do TCE o senador Eduardo Amorim, o deputado federal André Moura, o presidente da

Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, o ex-governador Albano Franco, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier chagas, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, dentre outras personalidades, inclusive escritores, jornalistas e muitos estudantes.
O tema desta edição da Bienal do Livro de Itabaiana foi ‘Venha Viajar Com A Gente’. O evento, que é o único do gênero em Sergipe, reuniu, ao todo, cerca de 50 mil pessoas, com cerca de 300 livros sendo lançados. Durante os três dias do evento, o público pôde conhecer a literatura sergipana nos estandes e nas 32 palestras programadas.