​​​​

Servidores do TCE participam de atividades alusivas ao Outubro Rosa

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) aderiu, em mais um ano, à mobilização do Outubro Rosa, com foco na conscientização das suas colaboradoras a respeito do câncer de mama. Nesta terça-feira, 24, a Coordenadoria Médica e o Serviço de Enfermagem organizaram, junto ao Cerimonial, um evento para lembrar sobre a importância da prevenção.

O evento reuniu diversos grupos de apoio a pessoas com câncer, 2410-outubro rosa (3).JPGcomo Avosos, Gaac, Mulheres de Peito e Amo, que foram homenageados pelas conselheiras Angélica Guimarães e Susana Azevedo devido à dedicação voluntária e luta diária de cada componente das instituições. Susana ainda acrescentou informações sobre a situação do tratamento público oncológico e o trabalho do TCE nesse viés.

“Vivemos dificuldades na área da oncologia do nosso estado. O Tribunal contribui com auditorias que vêm encontrando o caos na saúde, com filas de 200 pessoas para a radioterapia, com máquinas antigas e pacientes que morrem sem fazer a quimioterapia. Não vamos parar de trabalhar até que tudo seja resolvido, por mais que os gestores estejam cooperando, ainda existem muitos problemas. Esses voluntários dedicam sua vida aos outros, enfrentam as dificuldades citadas aqui em busca de um tratamento respeitoso e decente e merecem todas as homenagens”, disse Susana Azevedo.

O médico oncologista Antônio Carlos Freitas foi convidado para 2410-outubro rosa (32).JPGapresentar uma palestra aos servidores. Dr. Freitas esclareceu pontos importantes na prevenção da doença, forneceu dados e informações sobre fatores de risco que podem causar câncer, em especial o de mama e de colo do útero.

“É importante fazer ações educativas como esta porque qualquer pessoa, seja de alto ou baixo grau de instrução, deve ser exposta a informação; todos estamos suscetíveis a coisas que não sabemos. Trouxe aqui um conteúdo especifico para o público do Tribunal. Temos que dar atenção aos fatores de risco, mostrar como o câncer aparece para que possamos combatê-lo”, explicou.

Logo após a palestra, aconteceu uma apresentação do coral da 2410-outubro rosa (45).JPGLegião da Boa Vontade (LBV) e exposição fotográfica com fotos de Bruno César, num ensaio nomeado de “Eu ainda sou bela”, tendo como modelos mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia como parte do tratamento contra o câncer.

Para a psicóloga e servidora do TCE, Cristiane Guedes, é sempre válido o alerta para o cuidado de si. “Essa conscientização a respeito da prevenção da doença é muito necessária; sabemos que, se o câncer for detectado em estágio inicial, as chances de cura são muito altas. Estamos todas muito satisfeitas com a atenção dada pelo Tribunal, aqui na pessoa da conselheira Susana Azevedo, nesse aspecto tão primordial que é a saúde da servidora”.

​​