O conselheiro Carlos Pinna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), foi o conferencista da live promovida pela Academia Sergipana de Letras (ASL) na tarde desta segunda-feira, 20, por meio do seu canal no Youtube.
Ocupante da cadeira nº 13 da ASL, o conselheiro explanou sobre a biografia de Antônio Xavier de Assis (1870-1939), gráfico, livreiro e editor, um dos nomes que marcaram época na comunicação sergipana, e também seu avô.
Autor do livro ‘Antônio Xavier de Assis: Vida & Obra’, que escreveu em conjunto com o pesquisador Gilfrancisco Santos, Carlos Pinna relatou fatos importantes da vida profissional de Xavier de Assis, enaltecendo a relevante contribuição no desenvolvimento do processo tipográfico e no jornalismo de Sergipe.
Destacou também sua passagem pela intendência (prefeitura) de Aracaju, chefiando a administração pública da capital por dois anos; e dos anos como docente em instituições de ensino sergipanas.
“A herança de Antônio Xavier de Assis é imensa e imaterial. Um homem que honrou todas as suas atividades, profissões que escolheu e desempenhou com dignidade. Uma inspiração até para seu bisneto, Carlos Pinna de Assis Júnior, que discorreu sobre este orgulho e herança em meu livro”, finalizou o imortal.
Desde o início da exigência de distanciamento social, os membros da ASL vêm explorando diferentes temas em reuniões no ambiente virtual. Até o momento, já foram 20 encontros dos acadêmicos no formato online.