Com a proximidade do aniversário de 70 anos da TV aberta no Brasil, os responsáveis pela implementação do meio de comunicação em Sergipe foram lembrados no Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) ocorrido nesta quinta-feira, 3.
Vice-presidente da Corte, a conselheira Susana Azevedo registrou momentos que antecederam o dia 12 de maio de 1971, marco definitivo da entrada da TV Sergipe na sua fase experimental.
“Uma turma vanguardista, alguns nunca tinham trabalhado com Comunicação, mas com muito sangue no olho e vontade de inovação, fizeram a história com a emissora”, ressaltou.
Os seguintes profissionais foram citados pela conselheira: Nairson Menezes, Acival Gomes, Nelson Souza, José Raimundo Ribeiro, o cabo Zé, Hugo Costa, Reinaldo Moura, Luiz Trindade, Theotônio Neto, Nazaré Carvalho, Siomara Madureira, Sérgio Gutemberg, Antônio Piuga, Ângela Abreu, César Cabral, Welington Elias, Hilton Lopes, Fátima Botto, Clara Angélica Porto, Carlos França, Carlos Mota, João de Barros, Euler Ferreira, Carlos Magalhães e Gilvan Fontes.
“Quero enaltecer o jornalista Raymundo Luiz, no auge dos seus 90 anos de idade, que como secretário de Comunicação dos dois primeiros governos de João Alves Filho, se destacou pela criação da TV Aperipê, voltada para cultura e jornalismo sergipano, além das TVs Jornal e Alese. O veículo tem sido de extrema importância nesse momento de distanciamento social pela pandemia da Covid-19, levando videoaulas a todo Estado”, ressaltou.
O registro da vice-presidente foi encampado pelo conselheiro Ulices Andrade, que também fez referência ao diretor de Comunicação do TCE, Theotônio Neto.
Seminário
O aniversário de 70 anos da TV aberta no Brasil motivou a realização do Webinário “A televisão, instrumento da informação e ferramenta da educação”, que ocorrerá no próximo dia 16 de setembro, às 10h, por meio do canal do TCE/SE no YouTube.
A ação foi idealizada pelo diretor da Escola de Contas (Ecojan), conselheiro Carlos Pinna, que também rendeu homenagens aos pioneiros da TV em Sergipe.