​​​​

Integrante do TCE/SE vai presidir a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil

​O integrante do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Ismar Viana, vai presidir a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo do Brasil (ANTC Brasil) a partir de 1º de janeiro de 2021 até dezembro de 2022.

A eleição da Associação nacional aconteceu na sexta-feira, dia 11/12, via plataforma virtual. Com isso, Viana ficará à frente da entidade que representa mais de dois mil auditores e congrega 22 entidades estaduais, municipais e do Distrito Federal, além da AUD-TCU. 

Segundo ele, a nova gestão terá como missão garantir a continuidade de um projeto idealizado em 2012 e que teve como propósito, desde a fase embrionária, fazer com que a regularidade de funcionamento dos Tribunais de Contas pudesse ser efetivamente sentida pelo cidadão, real destinatário das ações de controle e razão de existir dessas instituições.

Afirmou que "os desafios serão muitos, como todos nós sabemos, mas já foram maiores. O que me moveu a aceitar a missão de presidir a ANTC foi a certeza de que poderei contar com o empenho de todos, cada um ao seu modo. Acreditar no indispensável papel do Auditor de Controle Externo para o alcance do bom e regular exercício do Controle Externo da Administração Pública foi fator decisivo."

"Abraçamos esse projeto com a firme convicção de que é a partir das divergências que os consensos são construídos. E é exatamente por isso que consideramos muito importante a intensificação dos debates em torno dos problemas que colocam em risco o regular desempenho da função de Controle Externo, para que, em conjunto, possamos encontrar as saídas para a superação das crises que se apresentarem, sempre dialogando e respeitando as diferenças formas de enxergar as instituições
", conclui o Presidente eleito. 

O novo presidente da ANTC é mestre em Direito, advogado, professor, membro-fundador do Grupo de Pesquisa “Constitucionalismo, Cidadania e Concretização de Políticas Públicas” da Universidade Federal de Sergipe e membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro, atual vice-presidente da ANTC Brasil e autor do livro “Fundamentos do Processo de Controle Externo”, além de especialista em Direito Administrativo, em Combate à Corrupção e em Direito Educacional.

​​