O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) promovem, de forma gratuita, o curso “Auditoria no Setor Público (NBASP e NBC TASP)”, que tem 16 integrantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) entre seus inscritos. A ação teve sua cerimônia de lançamento na tarde da última quinta-feira, 25, com palestra inaugural transmitida ao vivo via Youtube.
"As entidades organizadoras tiveram essa louvável iniciativa e ofertaram vagas para profissionais dos Tribunais de Contas que atuam nas auditorias; fizemos questão de aproveitar esta oportunidade para qualificar ainda mais o nosso quadro técnico”, destaca o presidente do TCE/SE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro.
A explanação que marcou o início do trabalhos tratou da “Visão do Banco Mundial sobre Auditoria Financeira”, e foi conduzida por Leonardo Silveira do Nascimento, especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial e membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (GA/NBC T SP) junto ao CFC.
Já a programação completa do curso contará com cinco módulos, sempre apresentados de maneira remota, com início em abril e conclusão em setembro.

Integrante do TCE/SE, o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo do Brasil (ANTC Brasil), Ismar Viana, participou da cerimônia online de abertura e enfatizou que a padronização tem sido um fim a ser perseguido por todos os atores que atuam no processo de controle externo.
“Infelizmente as auditorias financeiras ainda não têm sido uma realidade no âmbito dos TCs, pelo menos da forma como são as operacionais e de conformidade, mas tenho certeza de que este evento vai servir também para lançar luz na necessidade de adequação, da mesma forma como são feitas as demais auditorias”, comentou Viana.
Entre os integrantes do corpo técnico do TCE/SE inscritos no curso está o analista de controle externo II - Área de Auditoria Governamental, Carlos Alves dos Santos. “Acredito que o Curso de Auditoria Financeira (NBASP e NBC TASP) contribuirá significativamente na especialização do Tribunal na realização de auditorias financeiras e permitirá que as Unidades Técnicas de Fiscalização e Instrução Processual incluam as auditorias financeiras em seus respectivos planos de trabalho”, observou.
Ainda segundo Carlos Alves, a auditoria financeira é uma ferramenta importante no processo de certificação das prestações de contas do setor público “na medida em que emite uma opinião acerca da adequação das demonstrações financeiras, garantindo a confiabilidade das informações ali contidas”, concluiu.