A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) prepara uma nova edição do “TCE Itinerante” para o próximo dia 27, segunda-feira. O projeto vai levar palestras e oficinas ao Centro Administrativo José do Prado Franco, no município de Nossa Senhora do Socorro, buscando capacitar gestores e servidores em planejamento e gestão municipal.
Ao definir Socorro como cidade polo do evento, o Tribunal de Contas de Sergipe centraliza as ações da região que compreende os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, General Maynard, Itaporanga, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, São Cristóvão e Santo Amaro das Brotas. Os servidores e gestores destes municípios, com interesse no evento, devem procurar o setor responsável dentro da administração e este encaminhará a relação de participantes à Ecojan.
Como em todas as edições realizadas recentemente, as atividades do projeto visam melhorar o trabalho efetuado nas gestões municipais, abordando temas relacionados a direito, economia, administração, contabilidade, geografia e meio ambiente. Durante o período da manhã, os participantes podem assistir às palestras, enquanto pela tarde são apresentadas as oficinas.
Na primeira palestra, Marcelo Menezes Pereira, da Caixa Econômica, abordará a “Situação das Emendas do Orçamento Geral da União”; em seguida, o tema será “Plano Diretor”, com Antonio Pereira da Silva Marinho, da Universidade Federal de Sergipe; Luiz Carlos de Santana e Fernanda Esperidião, também da UFS, falaram sobre “Indicadores Econômicos”; Wagner Silva, do TCE, explicará o “Índice de Efetividade da Gestão Municipal”; Franklin Freire, prefeito de Amparo de São Francisco, “Consórcios Públicos” e Nilson Lima, auditor da Receita Federal, sobre “A Receita Federal e a Educação Fiscal”.
O bloco de oficinas tem início com “Temas Polêmicos de Licitações e Contratos”, com Sumaia Silva, do TCE; depois, “Elaboração de Projetos para Captação de Emendas Parlamentares”, com César Augusto Siqueira, da Caixa Econômica; “Patrimônio e Almoxarifado”, com Enedino Silveira Costa Jr., do TCE e “Ações do Fundeb”, com a União de Conselhos Municipais de Educação, tendo como público presidentes dos conselhos municipais de educação.