​​​​

Estudantes de Direito da UFS participam do TCE Cidadão

Nesta quinta-feira, 23, estudantes de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conheceram mais de perto os trabalhos efetuados no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) numa nova edição do TCE Cidadão, projeto coordenado pela Escola de Contas (Ecojan), que busca aproximar a sociedade da Corte de Contas e estimular o controle social.

A turma presente foi de Teoria do Estado, disciplina ministrada pelo_MG_2017.JPG professor Afonso Nascimento. A vontade de trazer seus alunos ao Tribunal surgiu depois de ver a iniciativa pelo programa TCE na TV e foi concretizada após incentivo do seu ex-aluno, o procurador do Ministério Público de Contas, Eduardo Côrtes.

“Havia visto pela televisão a participação de grupos de estudantes aqui nesta Casa. Essa instituição é central para o ensino de Teoria do Estado e também da Constituição, o que abordamos na disciplina. Eduardo Côrtes é meu ex-aluno, nos encontramos e planejamos a visita. A experiência está sendo muito bacana, tudo muito organizado e os estudantes puderam ter uma ideia do funcionamento dos julgamentos”, contou.

Eduardo Côrtes também participou desta edição como palestrante _MG_2117.JPGabordando o funcionamento dos Tribunais de Contas.

“O trabalho do TCE Cidadão é importante pois mostra para a sociedade o que o Tribunal de Contas faz. Ainda existe muito mistério, muitas dúvidas, mesmo para estudantes da área, do que se trata o TCE. Então, vamos aproveitar e falar da posição do Tribunal na estrutura do Estado brasileiro, resgatar um pouco do histórico dos TCEs e trazer a teoria para nossa realidade, de modo que os estudantes saiam com uma noção básica da importância do TCE para o controle externo da administração pública”, explicou.

​​