​​​​

Unidade de Informações Estratégicas do TCE/SE participa de curso de inteligência no controle promovido pelo TCU

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU),  promoveu, durante o decorrer de toda a semana, o curso Atividade de Inteligência de Controle, que contou com a participação de integrantes das Unidades de Informações Estratégicas de todos os Tribunais de Contas do Brasil.

Para Edna Queiroz, Analista de Controle Externo II e integrante da UNIE/TCE-SE, o curso é uma “excelente ferramenta para aprimorar conhecimentos, na medida em que possibilitou aos participantes conhecer aspectos teóricos e práticos da atividade de inteligência investigativa”. 

PHOTO-2021-06-17-09-28-20.jpg
No decorrer das atividades, foram trabalhados conceitos e doutrina da atividade de inteligência, bem como as etapas de planejamento, reunião de dados e análise de sua aplicação no âmbito das fiscalizações da administração pública.

Conforme o coordenador da Unidade de Informações Estratégicas do TCE/SE, Ismar Viana, Analista de Controle Externo II, a atividade de inteligência se alinha à relação custo-benefício do controle. ​
PHOTO-2021-06-17-09-28-20 2.jpg

"Com o acentuado aumento de demandas dos órgãos de controle, mirar no que é relevante é condição essencial ao alcance da efetividade das instituições que atuam na prevenção e repressão a desvios de recursos públicos. Para além de oportunizar o acesso aos métodos modernos de controle dos atos praticados no âmbito da gestão de recursos públicos, o acesso às técnicas de investigação utilizadas por outros órgãos possibilita aos Tribunais de Contas a tempestiva identificação das ameaças internas e externas a que se encontram sujeitos os agentes de controle”, destacou Viana.​

​​