Encerrado nesta sexta-feira, 13, o Módulo IV do curso online “Formação continuada para conselheiros e técnicos dos Cacs/Fundeb”, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da sua Escola de Contas (Ecojan), contou com apresentações da consultora da UNCME Nacional, Elizabeth Bonifácio Oliveira; e da contadora Fernanda Fontes.
Responsável pela primeira elucidação, Fontes deu continuidade à palestra iniciada na segunda-feira, 09, “Aspectos Contábeis do Fundeb”, detalhando ainda mais sobre os fundamentos da análise de despesas com educação, com olhar técnico sobre o tema, e também sobre as principais fontes de recursos do setor, como FUNDEB, MDE, PNATE, PNAE, PDDE e Salário Educação.
“Temos que ter ideia fixada do que pode e do que está sendo feito com os recursos destinados à educação dos nosso municípios”, destacou Fernanda. A profissional ainda abordou o SIOPE, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos de Educação, e uma análise completa do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).
Palestrante final do quarto módulo, a consultora Elizabeth B. Oliveira tratou da temática: "Como acessar e analisar o RREO – Relatório Resumido de Execução Orçamentária no Módulo de Acompanhamento e validação do SIOPE – MAVS”, uma demonstração detalhada, passo a passo, para quem acompanha e trabalha o orçamento educacional.
Na próxima segunda-feira, 16, acontece o Módulo V, que finaliza a iniciativa educacional. Participarão do encerramento o presidente nacional da UNCME, Manoel Humberto Gonzaga Lima; a vice-presidente da UNCME (Região Centro Oeste) e conselheira Regina Lúcia Borges Araújo; e a vice-presidente do TCE/SE, conselheira Susana Azevedo.