​​​​

IEGM-2021: TCE conclui validação dos dados enviados pelos municípios sergipanos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) concluiu a etapa de validação da dimensão i-Saúde com dados coletados junto aos 75 municípios sergipanos a fim de elaborar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/2021). Os resultados já foram remetidos ao Instituto Rui Barbosa (IRB), que é o responsável por coordenar os trabalhos do IEGM em todo o país.

"A validação, realizada pelas seis Coordenadorias de Controle e Inspeção, consiste num procedimento técnico de confirmação, alteração ou invalidação das respostas declaradas pelos municípios”, explica a assessora de Planejamento e Controle do TCE/SE, Shara Lessa. 

Na etapa anterior da ação, o Tribunal disponibilizou questionários que foram respondidos por todos os municípios sergipanos, de modo a aferir o desempenho das gestões nas áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

O resultado final do IEGM/2021 deverá ser disponibilizado logo no início do próximo ano.​

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, da prestação de contas e informações levantadas a partir dos questionários preenchidos pelas prefeituras. Esses dados permitem avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas e atividades municipais.​

​​