​​​​

Conselheiros do Tribunal de Contas exaltam trajetória e legado de Reinaldo Moura

O conselheiro aposentado Reinaldo Moura fez parte do colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) entre os anos de 2001 e 2013, período em que desempenhou seu papel na fiscalização das contas públicas, sendo decisivo na aproximação do órgão com a sociedade ao investir na criação de novos canais de comunicação, sobretudo quando esteve à frente da presidência da Corte (2009/2010).

PHOTO-2021-10-21-14-41-22.jpg

Na avaliação dos atuais membros do colegiado, o legado de Reinaldo, falecido nesta quinta-feira, 11, aos 77 anos, estará sempre presente junto aos sergipanos. “Foi um dos homens públicos que mais marcaram a história de Sergipe;  deixa um legado de muito trabalho e dedicação, seja na área da comunicação, no legislativo ou quando fez parte do TCE”, comentou o conselheiro presidente, Luiz Augusto Ribeiro.

PHOTO-2021-10-28-13-41-09 2.jpg
O conselheiro Carlos Pinna conviveu com Reinaldo no colegiado do Tribunal durante toda a sua passagem pelo órgão, mas suas memórias sobre o colega e amigo vão além disso. 

"O conheci muito jovem pelas ondas das rádios da Bahia; eu estudava em Salvador, e nos encontrámos no rádio ao meio dia. Pena do TCE, pena das instituições públicas e da sociedade sergipana, por esta perda. Ele vinha aqui com muita frequência e nos dava sempre boas notícias e nos orientava, fazendo comentários adequados sobre a vida pública. Sergipe está de luto, o TCE está de luto, eu pessoalmente estou muito sentido, juntamente com minha família, quero desejar aos familiares de Reinaldo os pêsames e condolências por esta grande perda”, destacou Pinna.

PHOTO-2021-11-03-11-23-56.jpg
"Além de homem público com muitos serviços prestados para os sergipanos, Reinaldo Moura colecionou amigos por onde passou e tive a felicidade de ser um deles. Sua ausência será muito sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, acrescentou o conselheiro Flávio Conceição.

PHOTO-2021-11-03-11-23-57.jpg
Já os conselheiros Ulices Andrade, Susana Azevedo e Angélica Guimarães foram contemporâneos de Reinaldo quando exerceram mandatos na Assembleia Legislativa: “lá ele nos dava uma aula quando pegava no microfone. Quando cheguei na Assembleia, Reinaldo Moura foi um dos meus professores no campo político, talvez o principal professor que encontrei na Alese”, afirma Ulices.

PHOTO-2021-10-28-13-41-11.jpg
A conselheira Susana Azevedo lembra que Reinaldo tinha uma atuação voltada aos mais necessitados. “Ele era uma pessoa que gostava de servir, principalmente às comunidades que precisavam de energia, escola, construir posto de saúde; o legado de Reinaldo é riquíssimo, as gerações precisam conhecer quem foi Reinaldo Moura Ferreira”, exaltou Susana. 

PHOTO-2021-11-09-12-43-43 2.jpg
De igual forma avaliou a conselheira Angélica Guimarães que, inclusive, sucedeu o conselheiro aposentado ao ingressar no TCE: “Eu tive a oportunidade de ser sua colega na Assembleia Legislativa e hoje estou ocupando a cadeira do grande conselheiro Reinaldo Moura aqui no Tribunal de Contas. Sergipe perde um grande amigo, um grande homem público, que deixa um legado de honradez e de muito trabalho para toda a sociedade sergipana”.

Mais novo membro do colegiado, o conselheiro Luis Alberto Meneses também conviveu com Reinaldo no TCE, já que integrava o Ministério Público de Contas (MPC). Ele lembra que a mais recente visita do conselheiro aposentado à Corte ocorreu justamente na sua posse, ocorrida no último dia 4.

PHOTO-2021-11-11-12-29-28.jpg
"Um grande amigo, uma pessoa sempre de trato alegre; ele esteve presente na minha posse, para minha honra e alegria. Estava sempre daquele jeito comunicativo, alegre e aparentando aquela saúde que ele sempre teve, mas infelizmente tivemos a triste notícia do seu falecimento. A família está ultrapassando um momento de tristeza e temos que enaltecer o trabalho do homem público que o conselheiro Reinaldo Moura foi”.​

​​