A conselheira Angélica Guimarães, corregedora-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), representou o órgão nesta sexta-feira, 28, na solenidade de reinauguração do serviço de radioterapia e inauguração do serviço de ressonância magnética do Hospital de Cirurgia.
"O Hospital de Cirurgia é uma entidade quase centenária, que faz parte da história de Sergipe e dá uma importante contribuição como suporte ao Hospital João Alves Filho”, destacou a conselheira, que é médica e conhece de perto o significado do Cirurgia para a população sergipana: “não tenho dúvida de que estas melhorias contribuirão para salvar muitas vidas”.

As ações inauguradas estão inseridas no plano de reestruturação do Hospital, iniciado com a intervenção judicial, em novembro de 2018. Desde então, a unidade hospitalar vem passando por modernizações físicas e administrativas com a finalidade de prestar uma assistência integral, de qualidade e humanizada aos pacientes.

Entre os presentes na solenidade esteve o governador Belivaldo Chagas. “Quero parabenizar a nova gestão do Hospital Cirurgia pelo excelente trabalho que está realizando e pelos serviços que estão prestando à sociedade; se o Cirurgia não funciona, a rede de saúde não funciona”, destacou.
Habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Cirurgia voltou a oferecer tratamentos por Radioterapia em 13 de setembro de 2021, ampliando a oferta do tratamento aos pacientes que lutam contra o câncer em Sergipe, sobretudo aos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Recepção histórica
Outro marco da solenidade foi a reinauguração da Recepção Histórica, depois de quase duas décadas fechada. Com entrada pela Avenida Desembargador Maynard, o espaço foi totalmente restaurado e será a porta de entrada principal de pacientes, acompanhantes e visitantes em uma área moderna e acrescida de estrutura de acessibilidade.
Fotos: Igor Graccho
Texto: Hádam Lima