​​​​

Atricon: Com dois membros do TCE/SE, nova diretoria será empossada no dia 22 de fevereiro

A conselheira Susana Azevedo e o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), integram a diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para o biênio 2022-2023, cuja posse será no próximo dia 22 de fevereiro, no Instituto Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), em Brasília. 

Eleita no último mês de novembro, a nova direção da Atricon terá como presidente o conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul (TCE/RS), Cezar Miola, que substituirá o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB) - no cargo por duas gestões consecutivas. Já a conselheira e o conselheiro substituto do TCE de Sergipe serão empossados no Conselho Fiscal e na Diretoria de Relações Jurídico-Institucionais, respectivamente. ​

"Tenho certeza de que faremos um grande trabalho; o conselheiro Cezar Miola é um visionário incansável, um homem de coração nobre, que faz um trabalho ímpar divulgando as boas práticas, sobretudo na área da Educação; a Atricon não poderia ser melhor representada”, destacou a conselheira Susana Azevedo, em meio à sessão plenária do TCE ocorrida nesta quinta-feira, 3.

A presença de dois membros da Corte sergipana na entidade nacional foi enaltecida ainda pelo decano do colegiado, conselheiro Carlos Pinna, que presidiu a Atricon por duas vezes, entre os anos de 2002 e 2005. “Sejam muito felizes na atividade que a mim me deu muita honra, trabalhar na Atricon em favor dos tribunais dos estados, dos municípios e do Brasil que a Atricon serve tão bem, há tantos anos”, afirmou Pinna. 

O conselheiro substituto Rafael Fonseca, que fez parte da direção da Associação em gestões anteriores, se disse honrado por retornar neste novo biênio. "A Atricon desempenha um trabalho fundamental no fortalecimento das instituições do controle externo, no aprimoramento dos Tribunais e na defesa das suas prerrogativas constitucionais, de modo que, para mim, é sempre uma honra dar minha contribuição”, pontuou. 

"O conselheiro Fábio Túlio deixará a presidência após duas gestões exemplares, com diversos serviços prestados, sendo sucedido por outro grande nome do controle externo nacional, que certamente também terá êxito na nova função”, acrescentou o conselheiro substituto.  

Na mesma solenidade que marcará a posse da nova diretoria da Atricon, serão empossadas ainda as diretorias eleitas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). 

O evento ocorrerá em formato híbrido, com transmissão pelo canal do TCU no Youtube. ​


Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​