Empossada nesta terça-feira, 22, em Brasília, a nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para o biênio 2022-2023, tem dois membros do TCE de Sergipe entre seus integrantes: a conselheira Susana Azevedo, titular no Conselho Fiscal; e o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, na Diretoria de Relações Jurídico-Institucionais.
Para a conselheira, que também faz parte do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), compor a nova direção da Associação é motivo de orgulho e também um grande desafio. “A Atricon tem feito um trabalho primoroso visando o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas, de forma que fico muito honrada ao fazer parte do seu novo corpo diretivo”, afirmou Susana Azevedo.

Solenidade de posse da nova diretoria da Atricon (Foto: Samuel Figueira)
A conselheira enalteceu ainda o novo presidente da Atricon, o conselheiro do TCE do Rio Grande do Sul (TCE/SE), Cezar Miola, que sucede o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB) na função. “O conselheiro Miola é um técnico exemplar, referência no âmbito do controle externo, que muito nos ensina com sua competência e trabalho”, destacou.
O conselheiro substituto Rafael Fonsêca, que já integrava a direção anterior da Atricon, também elogiou o presidente empossado e o seu antecessor. “A Atricon vinha sendo muito bem conduzida pelo conselheiro Fábio Túlio e não tenho dúvida de que seguirá no rumo certo com o conselheiro Cézar Miola; serão mais dois anos de constante aprimoramento dos sistemas de controle da administração pública”, colocou Fonsêca.
Outro fator que vincula a Atricon ao TCE de Sergipe remete ao período entre os anos de 2002 a 2005, quando a entidade de maior representação dos Tribunais de Contas do Brasil foi presidida pelo conselheiro Carlos Pinna.

Membros do TCE/SE com o novo presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE)
Solenidade
Ocorrida no auditório do Instituto Instituto Serzedello Corrêa (ISC-TCU), a solenidade foi marcada também pelas posses das diretorias eleitas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). O evento ocorreu em formato híbrido, devido às restrições impostas pela pandemia.

Entre os integrantes do TCE de Sergipe, também esteve presente na ocasião o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana.
Foto principal: Mariana Leal
Texto: Hádam Lima