​​​​

Servidores do Tribunal de Contas participam de Workshop de Gestão Pública

Integrantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) participaram nesta terça-feira, 8, no Sebrae, do primeiro dia de atividades do Workshop de Gestão Pública. A ação é promovida pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA/SE) e tem o apoio técnico/institucional do TCE/SE e da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames). 

O encontro tem como objetivo principal a divulgação do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), criado para auxiliar gestores públicos a entenderem quais são as possíveis oportunidades de melhorias nos seus municípios. 

PHOTO-2022-03-08-12-23-51 (3).jpg
"O desempenho da gestão pública é medido por indicadores, então a contribuição que o Conselho Regional de Administração traz é de muita relevância porque, a partir daí, tanto gestores como técnicos, a população, a casa legislativa, enfim, o próprio Tribunal de Contas vai poder acompanhar o desempenho de indicadores de saúde, de educação, de segurança, de gestão fiscal dos municípios sergipanos”, comentou o coordenador de Auditoria Operacional do TCE, Fernando Monteiro Marcelino.

Além dele, os outros integrantes do TCE que também participaram da atividade foram o coordenador da Unidade de Informações Estratégicas, Enedino Silveira; a assessora da Diretoria Técnica (Ditec), Rosiane Azevedo; e a assessora de Planejamento, Carina Farias Lemos.

PHOTO-2022-03-08-12-23-51 (1).jpg
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe, Jorge Cabral, o IGM-CFA é uma ferramenta que trabalha dentro da dimensão da gestão, “do desempenho e da parte de finanças e a partir dessas dimensões elas se desdobram em indicadores e variáveis que são importantes para uma boa gestão pública”.

O Workshop de Gestão Pública seguirá nesta quarta-feira, 9, desta vez com atividades voltadas aos prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos ligados ao tema de gestão e governança pública. 

Na oportunidade, um dos palestrantes será o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, que trabalhará a temática “A essencialidade de utilização de indicadores na atividade de controle”.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​