​​​​

Bandeira de Mello profere palestra sobre uso de indicadores para melhoria das gestões

"A essencialidade da utilização de indicadores na atividade de controle”. Este foi o tema da palestra proferida pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, nesta quarta-feira, 9, no Sebrae, em meio à programação do Workshop de Gestão Pública. 

Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA/SE), com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), o encontro recebeu prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos ligados ao tema de gestão e governança. 

DSC_7905.jpg
Na sua explanação, o procurador-geral abordou a experiência do TCE com os indicadores, bem como a importância desses dados para a medição da qualidade da gestão e como essa cultura deve ser estimulada, tendo em vista a melhoria e o aperfeiçoamento da gestão.

"Os indicadores são aquelas fotografias do momento que permitem exatamente a tomada de decisão e os rumos que devem ser tomados pela gestão pública. Isso interessa muito ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público de Contas, e à gestão pública como um todo”, comentou Bandeira de Mello. 

Segundo ele, eventos como este são fundamentais porque cultuam a importância da gestão pública e a utilização de ferramentas científicas e de profissionais também no âmbito da gestão pública; “planejamento estratégico, orçamento, controle, tudo isso são ferramentas que vêm da ciência da administração”, concluiu. 

DSC_7801.JPG
O Workshop de Gestão Pública teve como objetivo principal a divulgação do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), criado para auxiliar gestores públicos a entenderem quais são as possíveis oportunidades de melhorias nos seus municípios. 

No âmbito do TCE/SE, já é desenvolvido anualmente o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que retrata a efetividade das políticas públicas e da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados nos 75 municípios sergipanos.

Conforme o prefeito do município de São Cristóvão, Marcos Santana, estes índices são de grande utilidade para o aprimoramento das gestões. "Apontam gargalos para que a gente possa trabalhar, corrigir rotas”, concluiu.​

Fotos: Igor Graccho
Texto: Hádam Lima

​​