​​​​

TCE/SE é homenageado no Dia Internacional da Síndrome de Down

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi homenageado, nessa segunda-feira, 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, durante a tarde de atividades no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Na oportunidade, o TCE/SE foi condecorado com o Selo de Acessibilidade Sergipana. O assessor da Presidência, Raimundo Aragão, representou o presidente da Corte, conselheiro Flávio Conceição, na solenidade.

PHOTO-2022-03-21-16-57-04.jpg
O evento contou com as presenças de diversas autoridades, dentre elas a vice-governadora Eliane Aquino, o deputado estadual Georgeo Passos e os desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses de Melo (presidente do TJ) e José dos Anjos, que preside o Comitê de Acessibilidade do Tribunal. Além do Selo, durante o evento também foram entregues títulos de Cidadão Inclusivo.

O objetivo foi de promover o envolvimento das pessoas com a Síndrome de Down e a organização ficou por conta do Governo do Estado, em parceria com a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) e o Conselho Estadual da Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (ConSer). A proposta do evento girou em torno da reflexão sobre “o que significa inclusão?”. 

PHOTO-2022-03-21-16-56-49.jpg
O presidente do Conser, Antônio Luiz dos Santos, explicou que o evento serve também para o reconhecimento de instituições que têm uma atuação voltada para a proteção e promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “O Tribunal de Contas está recebendo o Selo de Acessibilidade indicando que o TCE pode receber pessoas com deficiência com dignidade e com toda a atenção que essas pessoas merecem”.

"Estamos falando de um segmento importante no Estado de Sergipe, com cidadãos pagadores de impostos, com direitos e deveres iguais a todos. Infelizmente a maioria dos municípios não têm o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, sem falar na falta de ações voltadas neste sentido. É um apelo que nós fazemos ao TCE para se somar com a gente nesta luta”, completou Antônio Luiz.

Raimundo Aragão

PHOTO-2022-03-21-16-57-05 2.jpg
Por sua vez, o assessor da Presidência, Raimundo Aragão, fez uma avaliação muito positiva do evento, enfatizando que é um compromisso da gestão do presidente Flávio Conceição de aproximar cada vez mais a Corte de Contas da sociedade sergipana. “Nosso TCE tem a missão de caminhar em sintonia com os nossos jurisdicionados. Nós queremos agradecer às entidades por esta homenagem e reforçar o nosso compromisso de cobrar e assegurar mais acessibilidade para este segmento tão importante da nossa sociedade”, disse, sinalizando para a formalização de convênios e parcerias com as entidades que lutam pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Mércia Feitosa 

PHOTO-2022-03-21-16-57-05.jpg
A Secretária de Estado da Saúde, Mércia Souza, entende que a discussão é muito positiva no Dia Internacional da Síndrome de Down, porque “traz à luz da sociedade a discussão sobre o tema, sobre como nós olhamos para essas pessoas, quais são nossas atitudes inclusivas? É um momento de grande parceria, todas as secretarias justas buscando dar mais visibilidade, e com essa exposição, nas telas, nas fotografias, no recital com poemas...nós estamos apresentando para a sociedade o quanto eles são capazes. Esse equipamento (CER IV) é uma representação da política de inclusão que estamos tendo. Aqui vamos acolher as pessoas com Deficiência e hoje este grande sonho está sendo concretizado”.

Eliane Aquino

PHOTO-2022-03-22-10-03-59.jpg
A vice-governadora Eliane Aquino valorizou o empenho de todos os governantes para assegurar a entrega do Centro Especializado em Reabilitação. “Este é um espaço muito importante para as pessoas com Deficiência. Sonhamos durante longos anos com isso aqui, com um espaço que precisa ter vida, com profissionais de qualidade e que possam atender à população. Ver este auditório cheio é a certificação da nossa luta”. 

Em seguida, Eliane Aquino lembrou que a obra do Centro durou cerca de 13 anos. “Iniciamos ainda na gestão de Marcelo Déda (in memoriam), passamos pelo governo de Jackson Barreto e chegamos ao governo de Belivaldo Chagas. Ela não foi feita para personificar uma gestão, mas pensada nessa população que ainda vive excluída. Temos muitas mães que são muito solitárias ainda. E esta obra tem muita qualidade. Temos ainda que ir além, precisamos ampliar para receber o público do interior, mas o importante é que ela está servindo à sociedade como um todo”. 

Georgeo Passos

PHOTO-2022-03-21-16-57-06 2.jpg
O deputado estadual Georgeo Passos pontuou que a promoção de políticas de apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência deve ser algo continuado. “A inclusão tem que ser permanente e aqui a gente percebe que essas pessoas podem contribuir muito com o desenvolvimento da nossa sociedade. Essas ações não podem ficar concentradas em apenas uma data, em um dia, mas devem ser contínuas. E isso vale também para quem não tem uma pessoa com Deficiência em casa e que precisa se atentar para a importância que tem a inclusão social”.​

Fotos: Igor Graccho
Texto: Habacuque Villacorte

​​