A Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), promoveu nos dias 28, 29 e 30 deste mês o Curso de Mapeamento e Processamento de Imagens com Drones. Destinada a servidores da Casa, a capacitação tem foco na realização de inspeções e fiscalizações de engenharia.
O curso foi dividido nas modalidades teórica e prática, ambas apresentadas pelo instrutor de aeronaves não tripuladas Gabriel Casanova. Os primeiros dois dias foram dedicados à teoria e os servidores do TCE receberam explicações a respeito de legislação, funcionalidades, noções de georreferenciamento e fotometria.

"É importante entender a legislação vigente da utilização do drone por órgãos públicos, compreender como realizar o geoprocessamento de uma área, fazer mensuração e gerar modelos cartográficos. Com conhecimentos sobre cálculos de volume, medição e área, os servidores ficam mais capacitados para realizar inspeções mais completas e mais rápidas das obras públicas”, salientou Casanova.
A aula prática foi realizada na última manhã da capacitação, na rodovia SE-10 (Barra dos Coqueiros), e, com uma área livre de interferências, os servidores puderam receber as instruções de operação do drone. O coordenador de Engenharia do TCE, Cássio Dantas, explicou a importância da sua realização.

"O Tribunal já utiliza o drone há cerca de quatro anos, estamos sentindo necessidade de melhorar nossa ação porque surgiram novas tecnologias que precisávamos conhecer. Atualmente, temos poucos analistas de engenharia aptos a operar o equipamento. Vamos expandir o número de operadores e trazer mais agilidade para as inspeções do TCE, além de precisão e tecnologia, para realizarmos um trabalho mais eficiente”, explicou.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Yasmin Barreto