O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, prestigiou no final da tarde dessa segunda-feira, 11, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, o lançamento do livro “João Alves Filho – A Saga de um Político Nordestino”, produzido pela psicanalista Débora Pimentel, com pesquisas realizadas pelo sociólogo Igor Salmeron. O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, também estava presente.
Amigo de João Alves Filho, o conselheiro Carlos Pinna relembrou passagens em que atuaram juntos. “Que ideia muito feliz de buscar reviver essas lembranças de João Alves Filho. Trabalhei com ele duas vezes. Fui seu auxiliar, na sua primeira gestão da Prefeitura de Aracaju, e depois no governo como Procurador-Geral do Estado. Sempre tive uma ligação muito afetuosa com ele, além da boa qualificação, como um grande professor. Esta é uma obra que renderá muitos frutos e será esclarecedora para a juventude de Sergipe, para que eles possam conhecer a história deste grande estadista”.

Para o procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, João Alves Filho merece demais esta homenagem. “Sempre digo que é importante registrar a história sergipana, daqueles que fazem parte da vida pública do Estado, que se confunde com a trajetória de João Alves Filho. Este é um livro importante porque destaca um grande visionário, um homem que enxergou Sergipe anos à frente. João merecia ter sua história contada em bom nível para as futuras gerações”. A jornalista Rafaela Vieira esteve no evento representando a conselheira Susana Azevedo.
Autores
Como coautor da obra, Igor Salmeron agradeceu as presenças dos membros do Tribunal de Contas que prestigiaram o evento pontuando que “sem dúvidas hoje o Estado de Sergipe comemora e faz jus à história de João Alves Filho. Nós precisamos de mais trabalhos biográficos como este. A nossa intenção foi de também inspirar novas pesquisas, novos trabalhos. João Alves era um cidadão bastante ativo e focado no desenvolvimento. Adjetivado de ‘visionário’, e este livro retrata muito do seu lado profissional, sendo governador três vezes, prefeito da capital por dois mandatos e ministro do interior. Sergipe tinha uma divida com ele sobre a necessidade desse levantamento histórico”.

Já a autora Débora Pimentel explicou que há três anos teve a ideia de promover este livro e que foram feitas muitas pesquisas, destacando a entrada de Igor Salmeron no projeto. “Esse trabalho faz um resgate da obra de João Alves Filho, e não apenas do ponto de vista político, mas como cidadão, como um ser humano fantástico, um pai apaixonado pelos filhos. João foi um dos maiores políticos do Estado e do Nordeste, ganhando projeção nacional como ministro do Interior, criando o Ibama. Sua luta pela revitalização do Rio São Francisco foi marcante, que lhe trouxe muitos obstáculos, inclusive para Sergipe, financeiramente. Um humanista, um estadista, com uma trajetória fantástica”.
Família
Falando em nome da família, a jornalista Ana Alves destacou a obra escrita pelos dois autores como um documento que faz parte da história de Sergipe. “João foi o único estadista sergipano, foi aquele que pensou grande e construiu para o seu povo. Esta obra é fantástica e tem as digitais de Débora Pimentel e Igor Salmeron, que tiveram toda a liberdade, que pesquisaram e produziram uma grande narrativa. Este livro será fundamental para as próximas gerações que só vão ouvir falar em João Alves e vão precisar conhecer a história. Outras obras virão, inclusive, nacionalmente. Este documento faz parte da história de Sergipe”.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hacabuque Villacorte