Integrantes do grupo Pacto pela Educação, composto por diversas instituições e entidades com trabalhos voltados à melhoria do ensino público sergipano, estiveram reunidos nesta terça-feira, 12, no gabinete da conselheira Susana Azevedo, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), para avançar em novas ações.
Na ocasião, foram debatidos temas como a necessidade da efetiva implementação do novo Fundeb em Sergipe e a realização de um amplo treinamento voltado aos gestores e responsáveis pela educação nos municípios, com duração de um ano.
A capacitação foi proposta pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) e recebeu total apoio dos demais membros. “A Fames solicitou essa reunião para trazer esse trabalho interessantíssimo de treinamento, um programa de desenvolvimento da educação em todos os níveis”, comentou a conselheira.

"Esperamos que esta ação tenha o maio êxito possível, pois o que queremos é isso: melhorar a educação em Sergipe, mostrar que também podemos ter um ensino público de qualidade”, acrescentou Susana Azevedo.
Outro anfitrião do encontro, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, salientou que a reunião congregou importantes órgãos e entidades que cuidam da Educação em Sergipe, "restando acertada uma série de ações e eventos para o aperfeiçoamento da seara educacional em nosso Estado".

"O cenário pós-pandemia na Educação demanda muito trabalho, mas acreditamos que, com as ações planejadas, devidamente executadas, teremos grandes avanços neste e nos próximos anos”, disse Bandeira de Mello.
Presidente da Fames, o prefeito do município de Areia Branca, Alan Andrelino, também destacou a importância da iniciativa. “Foi uma reunião muito produtiva; sabemos que temos um Ideb muito baixo em Sergipe, que precisamos melhorar”, pontuou.
Já o secretário de Estado da Educação de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Sobrinho, enalteceu o papel desempenhado pelo Pacto.
"Tem sido uma experiencia exitosa de colaboração de instituições de diversas naturezas com foco na melhoria da educação pública sergipana e esse momento foi muito importante porque nós estamos combinando um novo ciclo de estudos e deliberações tendo como objetivo a efetiva implementação do novo Fundeb”, afirmou o secretário.

Também participaram o prefeito do município de Frei Paulo, Anderson Menezes; o presidente Nacional da UNCME professor Manoel Humberto Gonzaga Lima; e a presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/ SE), Quitéria Barros.
Fotos: Igor Graccho
Texto: Hádam Lima