Durante solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal de Gararu, na noite dessa segunda-feira, 9, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Carlos Pinna de Assis, recebeu a outorga do Título de Cidadão Gararuense, numa propositura do presidente do Poder Legislativo, vereador Rogério Santos de Jesus Freitas, aprovada por unanimidade de seus pares. O presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, esteve presente prestigiando a solenidade.
No início da solenidade, a diretora do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Mourão de Itabi, Maria das Graças Albuquerque Melo, fez a leitura para os presentes da extensa biografia do conselheiro Carlos Pinna. Em seguida, o secretário municipal de Finanças de Gararu, o historiador José Pedro Souza Santos, idealizador da honraria, também fez uma saudação especial aos membros da Corte de Contas.

“O conselheiro tem relevantes serviços prestados ao nosso Estado de Sergipe, nos campos jurídico, educacional e cultural. No TCE tem atuação destacada nas inspeções e nas fiscalizações dos jurisdicionados, como também nas assinaturas de TAGs para garantir a efetiva aplicação dos recursos públicos. Tanto como presidente quanto como diretor da Ecojan destaca-se na capacitação de servidores. Esta é a maior homenagem do povo Gararuense a Carlos Pinna, também extensiva ao conselheiro Flávio Conceição”, discursou Pedro Souza.
Flávio Conceição
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Flávio Conceição, agradeceu a receptividade dos vereadores e servidores da Câmara Municipal de Gararu e deu ênfase à importância do homenageado para a Corte de Contas. “Estamos aqui prestigiando todos os amigos da Câmara Municipal, que representam todo o povo de Gararu, além do nosso mais preparado e decano, o conselheiro Carlos Pinna de Assis que, de forma justíssima, recebe esta honraria. É sempre um prazer retornar à Gararu, reencontrar a prefeita Zete de Janjão, e aqui, enquanto presidente do DER, tive a satisfação de trabalhar na construção da rodovia que dá acesso ao município”.
Prefeita Municipal
A prefeita Gilzete Dioniza de Matos, popularmente conhecida como “Zete de Janjão”, também prestigiou a solenidade e destacou o feito inédito de dois conselheiros do Tribunal de Contas prestigiarem uma solenidade em território Gararuense. “Hoje é um dia de festa para o nosso povo de Gararu. Os nossos vereadores foram muito felizes pela iniciativa de este Título de Cidadão a um homem público que é reconhecido em todo o Brasil e até internacionalmente”.

“O conselheiro Carlos Pinna de Assis nos deu em seu discurso uma verdadeira aula sobre a história do nosso município, demonstrando profundo conhecimento sobre figuras importantes de Gararu. Temos a felicidade de prestigiar a entrega desta honraria, como também estamos recepcionando o presidente Flávio Conceição. São dois conselheiros do TCE pela primeira vez prestigiando uma solenidade aqui na cidade”, completou a prefeita de Gararu.
Autor da propositura
O autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadão Gararuense ao conselheiro Carlos Pinna, vereador Rogério Santos de Jesus, explicou que foi motivado pelo secretário e historiador José Pedro Souza Santos, e que ficou encantando com a biografia do membro do TCE/SE. “Entendo que temos que conceder esta honraria com figuras públicas que têm sintonia com a história do nosso município e confesso que fiquei entusiasmado com tanto conhecimento e tantos serviços prestados a Gararu e a Sergipe como um todo”.

O presidente da Câmara Municipal não escondeu a satisfação do conhecimento e da defesa que o conselheiro Carlos Pinna faz do Rio São Francisco. “Foi uma verdadeira aula! Ele deu uma demonstração de amor ao alto Sertão, ao nosso Velho Chico e, principalmente, ao povo de Gararu. Não falo apenas em nome dos demais vereadores, mas também em nome de cada cidadão gararuense que é uma honra tem um homem como Carlos Pinna como nosso conterrâneo”.
O homenageado
Por sua vez, em um discurso emocionado, o conselheiro Carlos Pinna agradeceu por diversas vezes a honraria concedida, enaltecendo a presença do amigo e presidente do Tribunal, Flávio Conceição. “É uma oportunidade rara de se encontrar um município do Sertão do Nordeste que tenha a força cultural que Gararu tem. Isso representa uma força institucional muito grande. É uma honra para mim, motivo de orgulho e de agradecimento e eu só posso agradecer a Deus por isso! Este título aumenta minha responsabilidade

Por fim, Carlos Pinna pontuou o desenvolvimento econômico do Alto Sertão e enalteceu a produção cultural de Gararu, citando José Augusto da Rocha Lima, filho do município e fundador da cadeira nº 4 da Academia Sergipana de Letras. “Uma grande referência intelectual! É a nossa cultura sertaneja, é o Velho Chico, que não é um acidente geográfico ou uma referência da topografia do Nordeste, mas um personagem, onde fluem nossos sonhos. Este ato é o reconhecimento de minha atuação profissional, no TCE, e de minhas ações nas Academias, que exerço com muita honra”.
Presenças
Também prestigiaram a solenidade os vereadores de Gararu, José Nilton Gomes dos Santos, Silvanilson Barbosza da Silva, Josivaldo Alves dos Santos, Josivaldo Silva Melo e Josilene da Silva Dórea. Além do prefeito de Porto da Folha, Miguel Feitosa, popularmente conhecido como “Miguel de Dr. Marcos”.
Texto: Habacuque Villacorte