Integrante do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o jornalista, historiador e escritor, Gilberto Francisco Santos, conhecido como Gilfrancisco, recebeu na noite desta quarta-feira, 18, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe, em solenidade realizada no auditório da instituição.
A homenagem é um reconhecimento a sua trajetória e produção cultural, bem como pela sua relevante contribuição à pesquisa, produção jornalística e historiografia documental.
"É uma justa homenagem que prestamos hoje a quem sempre contribuiu com a Universidade Federal de Sergipe. É uma das personalidades de grande importância para a cultura e literatura, que abre as suas portas para os nossos alunos auxiliando a Universidade na sua formação”, afirmou o reitor da UFS, professor Valter Santana.

Há cerca de 10 anos no Tribunal, Gilfrancisco possui vasta contribuição de cunho biográfico, documental e bibliográfico, sobretudo acerca de personalidades sociais, políticas e culturais de Sergipe e da Bahia.
"Este é o maior título que a Universidade outorga a uma pessoa da comunidade. É um título que justifica a importância do professor nas pesquisas, nas publicações de livros”, comentou o homenageado, que já publicou cerca de 40 livros em quase 50 anos de trajetória profissional.

Entre os presentes na solenidade estiveram o diretor de Comunicação do TCE, Habacuque Villacorte; e o coordenador do gabinete do conselheiro Carlos Pinna, Guilherme da Costa Nascimento.
Fotos: Cleverton Ribeiro e Dalmo Macêdo