Somando forças ao Maio Amarelo, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Diretoria de Comunicação e Mídias (Dicom), promoveu na manhã desta segunda-feira, 23, a palestra “Respeito e Responsabilidade no Trânsito”. A ação contou com a participação do especialista em resgate de vítimas e autor de livros acerca da temática, major João Adauto Meneses; e da psicóloga especialista em psicologia do trânsito, Priscila Daniela Raimundo.

Responsável pela primeira explanação, o major Adauto apresentou os índices alarmantes de acidentes de trânsito em Sergipe. Em sua elucidação, ele abordou a temática apresentando dados estatísticos, estudos na área e também exibiu vídeos. “A minha função é alertar a população e também os profissionais de transporte sobre a importância do uso do cinto de segurança, não consumo de álcool e demais precauções que temos que ter diariamente”, disse o major.
Já a psicóloga Priscila Daniela colocou sua experiência adquirida no serviço de Departamento de Trânsito Estadual de Sergipe (Detran), onde atua. Demonstrando a importância da avaliação psicológica na concessão e renovação de carteiras de habilitação e de exercícios de conscientização não só de condutores, mas também de pedestres, ciclistas e demais envolvidos, Priscila esclareceu sobre seu ramo de atividade e a relevância dos estudos na área.

"A psicologia do trânsito estuda os comportamentos dos participantes do trânsito e os processos psicológicos associados. É uma vertente da psicologia que envolve constante pesquisa e que carece de uma maior atenção, pois estamos lidando com vidas”, pontuou Priscila, que ainda falou sobre os processos mentais requeridos no trânsito como atenção, percepção, memória, interpretação de normas, agilidade na tomada de decisões e reconhecimento de símbolos.
Destinada a todos os servidores da Corte de Contas, a palestra contou com participação expressiva dos colaboradores do Serviço de Transportes da Casa. "Foi uma excelente oportunidade de conhecer sobre fatos e números que não sabíamos sobre o trânsito sergipano e também do Brasil”, afirmou o motorista do TCE/SE, Damião Barreto.

No encerramento, o diretor de Comunicação do TCE/SE, Habacuque Villacorte, agradeceu aos palestrantes convidados e ao público presente, composto, em sua maioria, pelos motoristas vinculados ao setor de Transporte da Corte.
O Movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, período finalizado em 2020, mas que continua sendo trabalhado devido aos índices crescentes de mortos e feridos no trânsito.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith