O presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Ulices Andrade, e o conselheiro Carlos Pinna, participaram nesta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), da solenidade de entrega do Título de Cidadão Sergipano ao arquiteto paulista Carlos Augusto Mattei Faggin.
Uma das referências em preservação de patrimônios do Brasil, Faggin é presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, o Condephaat, e agente de desenvolvimento de projetos culturais no Brasil e no exterior. Ele é casado com a sergipana Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e sobrinha do ex-governador de Sergipe, Sebastião Celso de Carvalho.

“O professor Carlos Augusto Mattei Faggin é uma das maiores autoridades mundiais nesse assunto da preservação dos patrimônios. Há muitos anos ele preside um conselho mais que cinquentenário e vai nos contar o que precisa se fazer para que Sergipe tenha o protagonismo que merece na defesa do seu patrimônio cultural, artístico, histórico. Nós temos feito, mas temos feito ainda de forma muito pontual e que agora, com esse novo sergipano, vamos poder fazer de forma mais eficaz”, observou o conselheiro Carlos Pinna.
Já o conselheiro Ulices Andrade destacou a importância dos patrimônios do Estado, citando como exemplo a recente atuação do TCE em defesa da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, construída no século XVI pelos jesuítas na faixa litorânea do município de Estância, localizada na praia do Saco, e também do prédio do Hotel Palace.
“Tudo isso é patrimônio público e precisa ser conservado e bem tratado. Nosso patrimônio precisa de proteção, e o professor Faggin é especialista nisso. É preciso que a gente traga essas pessoas para perto da gente para que a nossa história também aconteça”, colocou Ulices.

O homenageado revela que apreciou Sergipe através do seu casamento, e aqui observou preciosidades. “O que tenho visto em Sergipe são riquezas, tanto do ponto de vista do ambiente natural quanto cultural. O estado tem uma história urbanística e arquitetônica muito importante”, declarou, enfatizando o fato raro, quando a Unesco reconheceu a Praça São Francisco, do município de São Cristóvão, como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Conduzida pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, a solenidade foi presenciada por amigos e familiares do homenageado, bem como pelo deputado estadual Jeferson Andrade, autor da propositura.
*Com informações da Agência Alese
Fotos: Joel Luiz- Agência Alese