​​​​

Conselheiro Carlos Pinna prestigia entrega de medalha da Alese ao professor Jorge Carvalho

​O conselheiro Carlos Pinna, decano do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), esteve presente na tarde desta quinta-feira, 9, na solenidade de entrega da   Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao professor doutor em história e filosofia, Jorge Carvalho do Nascimento. A homenagem ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Segundo Pinna, a vasta contribuição do professor para o estado de Sergipe, sobretudo na área da Educação, o credencia à honraria. 

PHOTO-2022-06-10-10-49-49 2.jpg
"Ele é uma das unanimidades que temos aqui em Sergipe em relação à área da Educação e eu fico muito feliz com essa homenagem da Assembleia Legislativa porque nós somos colegas na Academia Sergipana de Letras, na Academia Sergipana de Educação e sou admirador do seu trabalho, além de leitor de suas obras literárias e de pesquisa histórica que marcam a literatura em Sergipe”, destacou Pinna. 

Autor da propositura, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, elogiou a trajetória do professor: “É um homem que tem um prestígio muito grande na preocupação com a Cultura e a Educação de Sergipe e  em escrever sobre o nosso estado e sobre as personalidades sergipanas”. 

IMG_1816 4.JPG
Jorge Carvalho agradeceu a homenagem e falou da opção de ter o estado de Sergipe como sua terra. 

"Eu nasci em Salvador, no Estado da Bahia, não obstante meus pais serem sergipanos. Meu pai é de Indiaroba e minha mãe de Macambira. Vim pra cá aos seus anos de idade e aqui fiquei, estudei, trabalhei, me formei, constitui família, casei; sou pai de duas filhas e avô de uma neta. Várias vezes saí de Sergipe para estudar e trabalhar em outros lugares, mas Sergipe tem um imã de afeto, que sempre me trouxe de volta. Hoje receber essa homenagem da Assembleia Legislativa em nome do povo sergipano, me enche de satisfação, de orgulho e da consciência de que ao optar por Sergipe, eu fiz a coisa certa”, pontuou.

Obras

Jorge Carvalho deu uma grande contribuição para a sociedade sergipana na área da educação, cultural e política através dos trabalhos desenvolvidos por ele, livros publicados, artigos, entre outros.

Dentre suas obras publicadas estão: A Escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil, em 2008; Intelectuais da Educação: Sílvio Romero, José Calasans e outros professores, em 2007; Memórias do Aprendizado, em 2004; Historiografia Educacional Sergipana, em 2003; A Cultura Ocultada, em 1998; e a dissertação de mestrado intitulada A Intervenção da Sudene na Política Educacional do Estado de Sergipe: 1959/63.  Foi membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe e é Conselheiro Fiscal do Conselho Nacional de Secretários da Educação – Consed.

*Com informações da Agência Alese
Fotos: Joel Luiz​/Alese

​​