Procurada pela direção do Hospital e Maternidade Santa Isabel, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, recebeu, na manhã desta terça-feira, 19, uma equipe da tradicional entidade de saúde.
Responsável pela jurisdição do município de Aracaju e da Saúde do Governo do Estado de Sergipe, a conselheira foi apresentada às dificuldades que a entidade privada, sem fins lucrativos, está enfrentando, uma situação explicitada pela presidente do HMSI, Débora Pimentel; pelo vice-presidente do HMSI, Rubens dos Anjos; e pela assessora jurídica, Laíra Andrade.

"O Hospital passa por dificuldades e nós procuramos o TCE para solicitar apoio e para que possamos estabelecer um diálogo franco com a gestão da capital sergipana e do estado, entes que nos contratam. Nós sabemos que desde o início da pandemia os preços de insumos hospitalares foram majorados, o que acarreta em contratempos na aquisição dos mesmos. Há também uma escassez de algumas especialidades médicas, como anestesistas e obstetras, e com isso, grande dificuldade de fecharmos a escala médica”, disse Débora.
Após o encontro, a conselheira Susana Azevedo destacou que o Tribunal de Contas está sempre de portas abertas e pronto para somar esforços que resultem no pleno funcionamento dos serviços públicos.

"O Hospital e Maternidade Santa Isabel possui mais de 100 anos de assistência às mulheres e crianças carentes do nosso estado, com centenas de atendimento mensais, o que demonstra sua importância. Temos que estabelecer essa união com a Prefeitura de Aracaju e com a Secretaria Estadual e assim viabilizar o reajuste de repasses necessários e adequados para que o hospital seja administrado e funcione com dignidade. No primeiro momento, uma equipe técnica da Corte irá realizar uma visita às dependências do hospital. Após essa avaliação, nós iremos nos debruçar com os gestores para buscar uma solução, que pode vir até por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) ”, concluiu a conselheira.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith