Na manhã desta terça-feira, 16, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, receberam integrantes do Fórum Estadual de Educação em Sergipe (FEE), tendo à frente a sua coordenadora, Jociela Barboza Morais.
Acompanhada pelo secretário executivo do Fórum, Cleberton Oliveira, ela solicitou a cooperação técnica da Corte para o monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Estadual de Educação. “Quando nos debruçamos diante do Plano e de todas as metas, observamos o número imenso de dados e detalhes que temos que acompanhar. Queremos acompanhar os microdados de todos os municípios e da capital, então viemos pedir essa união de forças ao Tribunal, onde já estabelecemos uma parceria por meio do Pacto pela Educação, para que essa pauta seja uma prioridade. Sem monitoramento de todos os dados é impossível definir onde estamos e muito menos nossos objetivos”, disse Jociela.
Atenta aos índices estaduais e municipais do desenvolvimento da educação pública, a conselheira Susana Azevedo, que é membro do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), reafirmou seu compromisso com a pauta, colocando seu gabinete e o TCE à disposição.

"A coordenadora explanou suas preocupações para o Pacto Estadual, que representa um marco regulatório para a consolidação das políticas públicas educacionais. Os dados precisam ser coletados com eficiência, pois eles nos mostram a realidade vivenciada nas escolas estaduais e municipais. Amanhã mesmo teremos uma audiência com o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, quando irei propor que o TCE estabeleça um programa permanente de monitoramento da educação”, afirmou a conselheira, que durante o encontro também salientou a importância da capacitação dos gestores da educação. “Nós precisamos ter um trabalho de capacitação de todo pessoal que trabalha nas unidades escolares, pois elas precisam saber como administrar os recursos que recebem e também como empregá-los com eficiência˜, finalizou a conselheira.
Ao acompanhar a reunião, o procurador-geral definiu o encontro como muito satisfatório. “A demanda trazida hoje é relevante e a professora Jociela trouxe uma preocupação importante em termos um retrato fiel do cenário educacional em Sergipe. O TCE pode oferecer uma imensa contribuição nesse sentido, pois sempre trabalhou para melhorar a educação no estado”, disse Bandeira de Mello.
Texto: Dhiego Smith