As três décadas de existência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foram celebradas nesta sexta-feira, 9, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), em Maceió.
Terceiro da série de cinco encontros regionais alusivos à data, o evento foi marcado por uma série de homenagens a integrantes dos diversos órgãos que compõem o Sistema Tribunais de Contas.
O presidente do TCE de Sergipe, conselheiro Flávio Conceição - representado pelo conselheiro substituto Rafael Fonsêca -, e o conselheiro Carlos Pinna, decano da Corte e ex-presidente da Atricon, estiveram entre os agraciados.

Rafael Fonsêca (dir.) recebe medalha em nome do conselheiro presidente e certificado em homenagem ao TCE/SE
"Hoje a Região Nordeste celebra os 30 anos da entidade mais expressiva do sistema de controle externo e o conselheiro Flávio Conceição também entra para a história como o presidente da Corte sergipana neste momento tão representativo”, afirmou Fonsêca, que disse se sentir “muito honrado fazer parte da atual diretoria da Atricon”.
Homenageado pelo período em que conduziu a Associação, entre os anos de 2002 e 2005, e também por ser o conselheiro do TCE/SE há mais tempo na ativa, Pinna escolheu receber as medalhas em Alagoas, “onde tive a honra de receber o título de cidadão honorário” - a outra opção seria Brasília, sede do primeiro encontro regional.

"As homenagens não são a mim propriamente, são ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, que me fez conselheiro muito cedo e que me fez presidente da Atricon também muito cedo”, destacou.
Conforme o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/RS), as homenagens representam um reconhecimento à dedicação dos membros dos diversos tribunais do país para o fortalecimento do controle externo ao longo dos anos.
"A Atricon faz uma espécie de processo dialógico com os órgãos de controle e suas lideranças, sem o que ela própria não teria condições de cumprir com a sua missão; então, é uma oportunidade de expressar gratidão, reconhecimento a essas trajetórias”.

Conselheiro substituto Alexandre Lessa (dir.) durante entrega das homenagens
O conselheiro substituto do TCE/SE, Alexandre Lessa, também participou do encontro, cuja programação contou com palestras proferidas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins e pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB), Fábio Túlio Nogueira.

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima