O assessor da presidência, Raimundo Aragão, representou o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) na solenidade de posse do Defensor Público-Geral, Vinícius Menezes Barreto, realizada no fim da tarde dessa quinta-feira, 6, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE). O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, também compôs a mesa das autoridades, representando a instituição.
Vinícius Barreto foi eleito pelos defensores públicos para o Biênio 2022/2024. Ele sucederá o Defensor Público-Geral, José Leó de Carvalho Neto, que comandou a instituição nos Biênios 2018/2020 e 2020/2022. O agora ex-presidente agradeceu a todos que se somaram e contribuíram para que suas gestões fossem exitosas à frente da Defensoria.

"Agradecer é a palavra de ordem! A Defensoria tem uma sede nova, que nos empenhamos para receber melhor a população, ali no Bairro Jardins, e com excelente acesso, inclusive em relação ao transporte público. Focamos na celeridade e o primeiro atendimento já acontece ali mesmo. Tenho que destacar, também, o concurso público da nossa gestão. Procuramos manter a Defensoria sempre ao lado do povo e em defesa da liberdade, contra qualquer tipo de ódio ou discriminação”, pontuou José Leó.
Já o novo Defensor Público-Geral, Vinícius Menezes Barreto, também agradeceu o voto de confiança da categoria e pontuou a necessidade das instituições públicas caminharem irmanadas. Em seu discurso, além de manter o compromisso com os princípios da Defensoria, ele fez uma saudação especial ao TCE/SE. “Com uma gestão responsável por cuidar dos recursos do nosso Estado, o TCE recebeu servidores da Defensoria, por mais de uma vez, para esclarecer sobre alguns pontos da lei de licitações. Ficamos muito gratos”.

Por sua vez, Raimundo Aragão enalteceu o novo Defensor Público, lhe desejando votos de uma profícua gestão, reforçando o bom relacionamento que o Tribunal de Contas mantém com a sua instituição. O procurador João Bandeira de Mello também enalteceu a importância e o papel da Defensoria Pública para o povo sergipano. O chefe da Assessoria Jurídica da Presidência do TCE, o advogado Marcos Brito, também prestigiou a solenidade.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Habacuque Villacorte