​​​​

Tribunal promove palestra para servidores sobre os cuidados com o coração

A fim de promover a adoção de um estilo de vida saudável entre seu corpo de colaboradores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) recebeu na manhã desta terça-feira, 8, o renomado cardiologista e imortal da Academia Sergipana de Letras, Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa. 

Professor titular de Cardiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dr. Sousa fez residência médica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e é uma referência da cardiologia no país, resultado de sua dedicação à medicina. Convidado pela Coordenadoria de Serviços Médicos e Odontológicos da Corte de Contas, o médico ministrou a palestra “Espiritualidade na Cardiologia”. 
PHOTO-2022-11-08-12-16-58.jpg

Representando o presidente da Corte, conselheiro Flávio Conceição, o decano Carlos Pinna de Assis abriu a atividade. Ao dar as boas-vindas aos participantes, o conselheiro enalteceu a importância da ação, destacando a aproximação entre o TCE e a sociedade promovida por meio da iniciativa, e do trabalho do palestrante em Sergipe e em todo país. 

"Temos hoje aqui um grande sergipano, uma manhã que é reconhecimento ao trabalho e à história de Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa, um amigo que tenho como um familiar. Uma ocasião para ouvirmos a magnitude da ciência, que nos proporciona esse encontro de hoje, uma verdadeira celebração após uma pandemia que deu um novo sentido à vida humana”, disse Carlos Pinna. 
PHOTO-2022-11-08-12-16-05.jpg
Ao iniciar sua elucidação, Dr. Sousa pontuou que as doenças cardiovasculares ocupam a primeira posição na causa de mortes em todo o mundo, destacando também os fatores riscos modificáveis, como o tabagismo, sedentarismo, estresse e o consumo de alimentos ultra processados na saúde cardiológica do ser humano. 

"Mesmo diante de uma condição genética não favorável, há fatores que podemos controlar. Temos que prestar atenção nos alimentos que consumimos, manter uma rotina de exercícios, dois meios que influenciam amplamente na saúde cardiovascular. Posso ressaltar também que uma rotina de consultas e exames médicos é fundamental para frearmos o aumento dos índices de pessoas com doenças cardiovasculares”, disse o especialista. 

PHOTO-2022-11-08-12-14-58.jpg
Ao apresentar a ótica da espiritualidade diante da saúde humana, Dr. Sousa exemplificou como bons sentimentos influenciam no dia a dia. “É mais fácil entender a espiritualidade do que defini-la. A espiritualidade é um conjunto de valores morais, mentais e emocionais, e estes norteiam nossos pensamentos, o comportamento e atitudes humanas. Tenho que destacar que espiritualidade e religiosidade são coisas independentes. Viver com mais amor, paciência, tolerância e gratidão, influencia no modo que lidamos com as adversidades”, disse o médico, que demonstrou ainda por meio de estudos como o estresse e depressão aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio, de acidente vascular cerebral. “O Brasil é o país onde o estresse emocional apresenta maior impacto associado com infarto agudo do miocárdio”, finalizou. 

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith​

​​