​​​​

Novembro Azul: Servidores do TCE assistem a palestra sobre saúde do homem

O movimento Novembro Azul é fruto da necessidade de conscientização da população masculina sobre a gravidade do câncer de próstata e da importância do autocuidado. Uma causa que mobiliza vozes e o empenho de entidades de diferentes segmentos, órgãos, profissionais da área e membros da sociedade civil. 

Como parte das atividades que vem realizando desde o início do corrente mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) reuniu seus colaboradores nesta terça-feira, 22, para a palestra “Saúde do Homem”, conduzida pelo médico urologista Diego Marques Fernandes. 
PHOTO-2022-11-22-11-36-20.jpg

Durante a explanação, o especialista apresentou dados e estudos sobre o câncer de próstata, segundo tipo neoplasia maligna mais comum entre os homens no Brasil.

"Os números de vítimas de câncer de próstata crescem anualmente, o que demonstra a necessidade deste diálogo. A informação permite que as pessoas conheçam os riscos e fiquem atentos da extrema necessidade da visita regular ao urologista, principalmente após os 50 anos de idade”, destacou o médico formado pelo Instituto de Urologia e Nefrologia de São José do Rio Preto (SP) 

Doença silenciosa, pois não apresenta sintomas em seu estágio inicial, o câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem um desfecho positivo em 90% dos casos, daí se demonstra a relevância de ações acerca da desmistificação dos tabus envolvidos no exame de toque, procedimento que permite que o urologista sinta possíveis alterações na glândula.
PHOTO-2022-11-22-11-25-57.jpg

"A comunidade médica e científica precisa sensibilizar cada vez mais os homens sobre a importância do exame preventivo. Na consulta, o profissional alerta sobre a importância do exame, que é rápido, sem efeitos colaterais, eficaz e seguro”, explicou Diego, ressaltando também que os sintomas da doença só são perceptíveis em estágios avançados, que podem incluir diminuição do jato de urina, ardência ao urinar e mais idas ao banheiro, e pontuando que, além do exame de toque, o diagnóstico é realizado a partir da coleta de amostra de sangue para dosagem de uma proteína, o PSA. 

A ação é mais uma que parte do engajamento do presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição, e dos colaboradores envolvidos na promoção de ações elucidativas que estão sendo desenvolvidas desde o começo de 2022.
PHOTO-2022-11-22-11-25-57 3.jpg
Entre os presentes na ocasião estavam o conselheiro substituto Rafael Fonsêca; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello; o diretor de Comunicação e Mídias, Habacuque Villacorte; o coordenador do Serviço Médico e Odontológico do TCE, Milton de Santana; e a coordenadora adjunta, Maria Luiza Lima Dias. 

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith​

​​