Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), participaram nesta terça-feira, 14, do primeiro dia de atividades do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, ocorrido na sede do TCE de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis. A iniciativa tem o intuito de debater a importância da comunicação pública para a disseminação das ações do Sistema Tribunais de Contas.
Combate à desinformação, políticas de informação, comunicação digital e as oportunidades de atuação do setor público no metaverso estiveram entre as temáticas trabalhadas no evento cuja conferência magna foi conduzida pela repórter especial da Rede Globo, Sônia Bridi.
A conselheira Susana Azevedo, o procurador-geral do MPC/SE e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), João Augusto Bandeira de Mello, e o diretor de Comunicação e Mídias do TCE, Habacuque Villacorte, estiveram entre os integrantes da Corte sergipana presentes.
“Foi um encontro enriquecedor, de muito aprendizado e compartilhamento de ideias entre os profissionais que cuidam das assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas”, destacou a conselheira do TCE/SE.
Em meio à programação, ela ainda coordenou o painel “A experiência do TSE no combate à desinformação”, no qual a secretária de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, compartilhou a experiência do órgão nessa linha.
Para Bandeira de Mello, o evento tem sido “muito proveitoso”, uma vez que vem trabalhando diversos aspectos da comunicação e suas ferramentas, sempre com um viés prático e atual.
“Isto tem muita relevância, pois percebemos cada vez mais que a expertise em comunicação pode trazer resultados muito interessantes para incentivar a boa gestão e o engajamento da sociedade para cobrança dos gestores neste mesmo sentido. E, aqui, neste Congresso, estão sendo debatidas muitas ideias que, postas em ação, tenho certeza renderão muitos frutos para a gestão, para o controle e para toda a população, pontuou o procurador-geral.
Já o diretor de Comunicação do TCE/SE enfatizou a oportunidade de aperfeiçoamento técnico. ”A comunicação pública precisa, constantemente, ser debatida e passar por um processo de evolução. O Congresso de Comunicação é fundamental para que nós, profissionais da área dos TCEs, possamos aprimorar nossas habilidades e buscar aprofundar nossos conhecimentos e novas práticas de comunicar, aproximando os tribunais da sociedade e garantindo efetividade dos serviços públicos”, colocou Habacuque.
Outros profissionais de comunicação da Corte sergipana no evento são o coordenador da Dicom, Hádam Lima; a jornalista Rafaella Vieira e a assessora de comunicação do MPC, Priscilla Goes.
O Congresso é uma promoção do TCE/SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). Conta com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).