O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, esteve presente nesta quinta-feira, 16, na posse da desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em solenidade ocorrida na sede da instituição.
"Não tenho dúvida de que a Justiça Eleitoral sergipana seguirá muito bem conduzida pela doutora Elvira, uma magistrada que sempre exerceu suas funções de forma exemplar”, comentou o conselheiro Flávio Conceição, ao elogiar ainda gestão do antecessor no cargo, desembargador Roberto Porto.
Em seu discurso de posse, a desembargadora destacou o papel do TRE: “A Justiça Eleitoral realiza função primordial para o povo brasileiro e, nesse sentido, é garantidora da democracia, devendo agir de forma firme, baseada na lei e na Constituição para que o processo eleitoral se desenvolva dentro dos parâmetros de legalidade e legitimidade”.
A posse da nova presidente do TRE/SE foi prestigiada também pela coordenadora adjunta do Setor Médico do TCE/SE, Maria Luiza Lima Dias
Trajetória
Natural de Itabaiana (SE), a magistrada Elvira Maria de Almeida Silva iniciou a trajetória escolar no Ginásio Patrocínio do São José. Bacharelou-se no Curso de Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da UFS, em 1972. Também pela UFS, pela Faculdade de Direito, formou-se no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, em 1978.
Foi professora primária do Plano Nacional de Educação em 1966; auxiliar administrativo da Reitoria da UFS; auxiliar judiciária e técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Também assumiu a direção-geral da Secretaria do TRE-SE entre 1980 e 1984.
Na condição de Juíza Eleitoral, atuou diversas vezes, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE-SE, no biênio 2011-2013, e da Ouvidoria da Corte Eleitoral entre 2012 e 2013. Foi titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. No TJSE, substituiu membros da Corte em diversas oportunidades.
Tomou posse como desembargadora do TJSE no dia 18/5/2015 e, no biênio 2021-2023, atuou como corregedora regional eleitoral do TRE/SE.
*Com informações do TRE/SE
Foto: Cleverton Ribeiro