O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, recebeu em seu gabinete, na manhã dessa segunda-feira, 27, a visita do presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) e vice-presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, conselheiro Marco Peixoto. Também acompanharam a visita a conselheira Susana Azevedo, o conselheiro Luis Alberto Meneses e o conselheiro Carlos Pinna de Assis, que é um dos fundadores e já presidiu a ASUR.
"O aperfeiçoamento do controle externo no âmbito do mercado comum é um compromisso de todos nós. É muito válido este intercâmbio permanente feito pela ASUR e receber o conselheiro Marco Peixoto é uma satisfação para todos nós que fazemos o TCE/SE. Desde já colocamos o nosso Tribunal e a nossa gestão à disposição dele e da Associação para ações que garantam uma melhor orientação aos nossos jurisdicionados”, pontuou Flávio Conceição.
Para o conselheiro Carlos Pinna, Marco Peixoto é um dos maiores quadros dos Tribunais de Contas da América do Sul. “É com muita satisfação que recebemos a visita dele que é uma referência muito importante. Nos próximos dias teremos um Encontro Internacional na Bahia e fiquei feliz em contar com a sua presença para recebemos nosso maior amigo que é o conselheiro José Tavares, presidente do Tribunal de Contas de Portugal. Marco Peixoto é referência para o Rio Grande do Sul, representa o Brasil em toda a América do Sul e a maior expressão internacional para nós que fazemos o controle das contas públicas”.
Já a conselheira Susana Azevedo pontuou que Marco Peixoto é um dos principais nomes do Controle Externo do País. “Ele atua na ASUR e também na Atricon e nós vivemos trocando experiências em busca de melhorias no controle externo, na busca por boas práticas de governança. É uma honra para todos nós recebê-lo aqui no TCE e percebi em uma reunião, em Foz do Iguaçu (PR), através dos conselheiros argentinos, o quanto ele é respeitado, admirado e um bom companheiro de todos os seus pares”.
Por sua vez, o presidente da ASUR agradeceu a recepção e não poupou elogios ao Tribunal de Contas de Sergipe e às potencialidades do Estado. “Sou engenheiro de profissão e fiquei muito impressionado o quanto Sergipe é organizado, como também este Tribunal. Aqui tenho bons amigos e fiz questão de revê-los, como também atuar para que a gente mantenha uma boa relação e parcerias com o TCE/RS e com a ASUR. Muitas coisas mudaram no Controle Externo após a pandemia, como as sessões plenárias híbridas, por exemplo. Vamos trocar experiências porque temos a obrigação de proteger o cidadão da má condução do dinheiro público. Temos que orientar cada vez mais e melhor os nossos gestores”.
Foto: Cleverton Ribeiro
Texto: Habacuque Villacorte