A fim de conhecer inovações tecnológicas voltadas à fiscalização e controle dos gastos públicos, técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foram designados pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição, para uma visita à sede do TCE da Paraíba, em João Pessoa, onde uma série de sistemas automatizados estão em operação.
Entre a última terça, 7, e a quarta-feira, 8, os integrantes da Corte sergipana participaram de reuniões com profissionais da área de tecnologia da informação e ainda foram recebidos pelo presidente do TCE paraibano, conselheiro Nominando Diniz.

"Nosso sistema de auditoria está entre os mais modernos no âmbito dos Tribunais de Contas e esse tipo de contato permite que acompanhemos o desenvolvimento de novas experiências e sigamos aprimorando o exercício do controle externo”, afirma o conselheiro Flávio Conceição.
O robô Turmalina, desenvolvido por meio de parceria entre o TCE/PB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi uma das ferramentas apresentadas. “Ele analisa diariamente cada um dos Portais de Transparência dos jurisdicionados e avalia a qualidade das informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, entre outras”, explica o coordenador de Auditoria Operacional do TCE/SE, Fernando Marcelino.

Também integraram a comitiva sergipana o coordenador de Modernização e Tecnologia do TCE/SE, Miguel Melo; o analista de controle externo II, Vinícius Almeida Teles Barreto; e o analista de controle externo I, Rosalvo José de Oliveira Neto.
"Foram dois dias de visita técnica nos quais tivemos contato com as ferramentas de fiscalização automatizada, o que engloba, no caso da Paraíba, um processo de trabalho diário por meio do sistema de auditoria, o Sagres; ou seja, diariamente os jurisdicionados enviam informações, diferente do que acontece na Corte sergipana, onde o processo de envio de informações é mensal”, acrescentou Miguel Melo. 
"Conhecemos ainda o robô Vanessa, que calcula as despesas relacionadas à pasta da Saúde dos municípios paraibanos. Enfim, foi uma excelente troca que contribui muito para os projetos que estamos desenvolvendo, como uma ferramenta de tecnologia para fiscalização dos jurisdicionados sergipanos”, concluiu Marcelino.
O diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson, e o coordenador do Espaço Digital, André Agra, foram os técnicos do TCE/PB que conduziram as apresentações das ferramentas.
Fotos: Ascom/TCE-PB
Texto: Hádam Lima