​​​​

​Conselheiro substituto destaca livro que reúne dados dos municípios sobre a primeira infância

Consultas pré-natal, mortalidade na infância, imunização contra poliomielite, número de crianças em creches. Dados atualizados sobre esses e outros temas estão no livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”, produzido em parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com informações de todos os municípios do país.

O conteúdo da obra motivou o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, do TCE de Sergipe (TCE/SE), a sugerir na sessão plenária da última quinta-feira, 9, o seu envio, em versão digital, a todos os administradores públicos sergipanos.

“É um trabalho formidável, que proporciona aos gestores públicos essa real noção de como seus municípios estão posicionados em indicadores tão importantes”, afirma Fonsêca.

Ele acrescentou que, além de expor dados de grande utilidade pública, “este trabalho do IRB com o TCE de Goiás apresenta boas práticas para solução de problemas nessas áreas, visando a garantia dos direitos da primeira infância, com atenção às crianças, gestantes e suas famílias”.

Disponível para download no site do TCE-GO, a publicação mostra a realidade vivida no país pelas mais de 17,6 milhões de crianças de 0 a 6 anos, das quais nove milhões são vulneráveis, sendo que pelo menos uma em cada três nessa faixa etária vive na pobreza ou na pobreza extrema.

O livro é resultado de um esforço iniciado a partir da criação, em 2021, do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, dirigido pelo presidente do TCE de Goiás, conselheiro Edson Ferrari, com apoio do presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes.
​​