O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, prestigiou a posse solene do novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), para o biênio 2023/2025, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. A solenidade, que ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 10, foi realizada no auditório do próprio Tribunal, em Salvador (BA).
Além do presidente Flávio Conceição, também representaram o Tribunal de Contas de Sergipe na solenidade o conselheiro Carlos Pinna de Assis, decano da Corte sergipana, e o diretor de Comunicação Social e Mídias do TCE/SE, Habacuque Villacorte. Também foram empossados, na solenidade, como vice-presidente, o conselheiro Fernando Vita, e como corregedor, o conselheiro Plínio Carneiro Filho, que deixou a presidência após cumprir dois mandatos.
A solenidade em Salvador foi bastante prestigiada e contou com as presenças de diversas autoridades do mundo jurídico e da política baiana, com destaque para o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de parlamentares federais e estaduais do Estado vizinho. Membros de outros Tribunais de Contas do país estavam presentes, dentre eles, o presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), Cezar Miola.
O conselheiro Francisco Netto cumprirá seu sexto mandato à frente do TCM/BA. Em seu discurso de posse ele frisou que o período de pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos, impôs mudanças e trouxe lições, que “sinalizam a necessidade de maior convergência de esforços dos administradores e dos controladores para o aprimoramento da governança pública”, que, para ele, passa por melhor planejamento dos investimentos e dos gastos públicos.

O presidente Flávio Conceição disse que sua presença para prestigiar as posses no TCM/BA reforça a importância de uma integração cada vez maior entre as Cortes de Contas do Brasil. “Nossos vizinhos da Bahia são sempre bem-vindos em nosso Estado. Nossa relação é bastante amistosa e é comum defendermos pautas semelhantes. Hoje fizemos questão de vir prestigiar as posses, em especial do presidente Chico Netto, além de desejar-lhe uma gestão bastante produtiva”.
Por sua vez, o conselheiro Carlos Pinna entende que deve ser cada vez mais fortalecida a unidade entre os Tribunais de Contas. “O presidente Chico Netto é um grande amigo, assim como os demais conselheiros do TCM/BA. Aqui me sinto em casa, pela recepção afetiva e pelas possibilidades que podem ser criadas de parcerias entre os nossos Tribunais. Sou um defensor incansável desta integração nacional e fico feliz em participar de uma solenidade tão prestigiada como esta”.
Fotos: Bilika Castelo
Texto: Habacuque Villacorte
*Com informações do TCM/BA