O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) disponibilizou nesta quinta-feira, 18, os novos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), obtidos por meio de questionários aplicados junto aos municípios sergipanos no ano de 2022, com dados referentes a 2021.
Para acessar os índices, no site do TCE (www.tce.se.gov.br), basta posicionar o cursor na opção “Serviços” e clicar em “IEGM”.

A divulgação foi registrada na sessão plenária pelo conselheiro presidente, Flávio Conceição. Segundo ele, “é fundamental que os municípios verifiquem seus desempenhos, sobretudo nas áreas em que obtiveram índices insatisfatórios, para que busquem as devidas melhorias”.
Na avaliação são consideradas sete áreas da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas, e governança em tecnologia da informação.
"Para o ciclo de 2023, haverá algumas mudanças nos questionamentos dos indicadores IEGM, mas os gestores municipais serão orientados antes do início da aplicação que ocorrerá no segundo semestre do ano”, explica a assessora de Planejamento do TCE, Carina Farias Lemos.

No âmbito do TCE/SE, o IEGM é conduzido pela Diretoria Técnica, através da Assessoria de Planejamento, com o apoio das áreas técnicas de controle e da Diretoria de Modernização.
A metodologia para a geração dos resultados é definida pelo TCE/SP, em parceria com Instituto Rui Barbosa (IRB), utilizando uma classificação em cinco faixas de resultados.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima