​​​​

Presidente da Somese elogia TCE por dispor de desfibriladores de fácil utilização

​O presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Aderval Aragão, esteve no Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) na manhã desta segunda-feira, 19, e ficou surpreso com a estrutura que dispõe a Corte para atender possíveis problemas de parada cardiorrespiratória entre os servidores da Casa e visitantes.

Em visita ao conselheiro-presidente Ulices Andrade, o médico _MG_0708.JPGparabenizou o órgão por ter instalado de forma bem distribuída pela sua sede três desfibriladores externos automáticos, de uso facilitado por leigos que tenham passado por um breve treinamento.

“Temos visitado diversos órgãos e constatado a falta desse desfibrilador, que é o tipo ideal para a utilização por leigos”, comentou Aderbal.

Ao dialogar com o presidente do TCE, ele apresentou o Projeto Salve, que consiste justamente num treinamento para leigos com a finalidade de capacitá-los para reconhecer uma parada cardiorrespiratória e fazer todas as manobras necessárias até que o _MG_0731.JPGserviço especializado chegue ao ambiente. O conselheiro aprovou a iniciativa e disse que o TCE será mais uma instituição parceira.

“É importante este treinamento porque, a cada minuto, há uma parada cardiorrespiratória no mundo. É um treinamento voltado, exclusivamente, ao leigo. Já treinamos em torno de três mil pessoas somente em Aracaju. Neste mês de fevereiro e em março, estamos visitando diversas instituições para oferecer este trabalho e perguntar se no local existe o desfibrilador externo automático. Se houver este aparelho, o índice de sobrevida é muito maior”, explica o Dr. Aderval.

O coordenador do Serviço Médico e Odontológico do TCE, Tiago _MG_0791.JPGGóes Rebouças Souza, explica que os três desfibriladores estão espalhados em locais estratégicos: próximo ao Pleno, e no corredor principal do térreo e do andar superior.

“O acesso é fácil e qualquer leigo com pouco de conhecimento em primeiros socorros e reanimação de pacientes pode utilizar sem nenhuma dificuldade”, explica o coordenador, comemorando a adesão do Tribunal ao Projeto Salve: “Já estávamos pensando em fazer um treinamento através da nossa equipe interna, mas com a colaboração da Somese será fantástico”.

Acompanharam ainda a visita outros dois integrantes da Somese: o médico e ex-senador Francisco Rollemberg e a médica Tânia Maria.  

​​