Criado em 27 de junho de 1923, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – autarquia especial do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), ganhou, na manhã desta sexta-feira, 18, no Iate Clube de Aracaju, celebração alusiva aos seus 100 anos de fundação.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, e os membros do colegiado, conselheiros Luis Alberto Meneses e José Carlos Felizola, prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador do estado, Fábio Mitidieri, e demais representantes do poder público.

"Fiz parte do ITPS assim que cheguei em Sergipe, isso no dia 1º de fevereiro de 1986, e destaco a importância do trabalho do ITPS no desenvolvimento do estado. Estou aqui para prestigiar não só o atual presidente, Kaká Andrade, mas a todos que fazem parte dessa história que completa um século", pontuou o conselheiro presidente.
Presente na ocasião, o conselheiro Luis Alberto Meneses endossou a importância do ITPS na história de Sergipe: "O desenvolvimento tecnológico, de pesquisa e da ciência em Sergipe se faz por meio do trabalho do ITPS. Essa manhã é um resgate dessa história, uma narrativa e pessoas que merecem reconhecimento".

A importância da autarquia também foi destacada pelo conselheiro José Carlos Felizola. "O momento é de celebração. O ITPS contribuiu para muitos avanços em nosso estado, ressaltando todo o trabalho de pesquisa e orientação no setor agrícola. Um momento importante com a presença de ex-presidentes e integrantes do quadro do Instituto", disse o membro da Corte de Contas.
Presidente do ITPS, o engenheiro químico Antônio Carlos Porto de Andrade, o Kaká Andrade, agradeceu a presença dos membros do TCE/SE e reforçou o compromisso de todos os servidores do ITPS com o avanço econômico e científico de Sergipe. "O ITPS completa um século de atuação, são 100 anos comprovando a imprescindível necessidade da ciência em todos os campos. Quero agradecer aos amigos da Corte de Contas sergipana pela presença, grandes parceiros nessa história", expressou o presidente.
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith