Em breve, 16 servidores do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) colocarão os pés na estrada rumo a Cuiabá (MT) para competir nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC). A competição, que acontece entre os dias 8 e 15 deste mês, contará com 24 modalidades esportivas, sendo que cada atleta poderá competir em até seis delas.
Segundo o presidente do Sindicontas e delegado da comitiva sergipana, Rodrigo Carvalho, o evento possui um importante papel na integração dos servidores, bem como no incentivo à pratica de esportes.
"A OTC, para os servidores dos tribunais de contas, é um importante momento de integração nacional e de fomento à prática esportiva. Lembrando que o esporte tem um papel essencial na melhoria da qualidade de vida, uma vez que diminui o estresse, melhora a disposição no dia-a-dia e a concentração no trabalho. Os participantes da OTC voltam para os seus respectivos tribunais de atuação com uma energia incrível, o que reflete diretamente em seu trabalho e nas relações interpessoais dentro do órgão”, explica.
De acordo com Rodrigo, os atletas que formam a equipe sergipana participarão de diversas modalidades, em especial, o futebol society e conta um pouco sobre a experiência dos outros anos.
"Nos anos anteriores, alguns atletas sergipanos se destacaram no atletismo, no xadrez, no boliche, na natação e entre outros esportes. Atualmente, somos campeões no dominó masculino e estamos indo rumo ao bicampeonato. Para o próximo ano, nossa expectativa é levar uma delegação maior e nossa primeira delegação feminina”, conta.
A ansiedade é grande e o clima é de alegria para Anselmo Costa, atleta que trouxe para Sergipe a medalha de ouro na competição de dominó da OTC 2022, realizada em Natal (RN).
"A OTC 2023 Pantanal se aproxima. A expectativa e a ansiedade tomam conta. Mas é esperado que saiamos vitoriosos, assim como no ano passado que consagramos uma medalha de outro na modalidade dominó. Estamos confiantes, temos nos preparado bastante para ampliar o nosso número de medalhas”, conta o ex-presidente do Sindicontas.
A competição
A competição é formada por servidores de vários tribunais de contas do país. Este ano, os atletas poderão escolher entre as seguintes modalidades: atletismo, basquete, beach tennis, bocha, boliche, bozó, corrida, dama, dominó, futebol society, futevôlei, futsal, natação, pebolim, pesca, pôquer, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, truco, vôlei indoor, vôlei de praia e xadrez.
Segundo a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC), a Olimpíada possui o objetivo de desenvolver a integração entre os servidores - efetivos e comissionados - conselheiros, membros do Ministério Público, ativos ou inativos, e funcionários terceirizados dos tribunais, através do intercâmbio desportivo.
Texto: Luana Maria