​​​​

Membros do TCE/SE prestigiam lançamento de livro sobre Jackson Barreto

A vida pessoal e a trajetória política do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, são temas do livro Tempo e Contratempo, escrito pelo professor Jorge Carvalho e lançado nesta quarta-feira, 18. O conselheiro José Carlos Felizola e o conselheiro-substituto Rafael Fonsêca prestigiaram o evento que aconteceu no Museu da Gente Sergipana.  

O público presente era formado por amigos, familiares e admiradores do biografado e muitos deles ressaltaram a história de vida do político, que participou de momentos relevantes para a história sergipana. O conselheiro Felizola já trabalhou com Jackson e teceu homenagens a ele, evidenciando a importância da obra de Jorge Carvalho. 

3b7587ef-6019-4037-90d2-44dd2395c3c7.jpeg

"Acredito que todo sergipano tem alguma referência sobre Jackson Barreto, tanto por sua história inspiradora, quanto por sua capacidade política exercida nas últimas décadas. Uma pessoa que já atuou como carteiro, formou-se advogado, passou por diversos cargos eletivos, resistiu à ditadura militar, contribuiu muito com a história do seu estado. Me sinto pessoalmente honrado por estar presente neste lançamento do livro do imortal Jorge Carvalho", destacou.


Rafael Fonsêca também reafirmou as contribuições do político. “É um privilégio participar desse momento, Jackson é uma grande personalidade da história política de Sergipe, um grande homem público. Jorge Carvalho está de parabéns por escrever essa biografia e apresentar, aos que ainda não conhecem por completo, a história deste admirável homem sergipano”, disse. 


ee08656c-c1b1-4dc2-93cf-9c863a747758.jpeg


Sobre a biografia


De acordo com o autor, além da história pessoal de Jackson Barreto, o livro narra os momentos vitoriosos de tomadas de decisões acertadas e glórias da carreira política, mas também fala sobre os momentos difíceis que aconteceram durante os seus 50 anos de vida política ininterrupta.  


“Considero-o a maior liderança política da história de Sergipe. Uma pessoa que nasceu nos anos 40, em uma família numerosa, filho de trabalhadores do interior do estado e que foi liderança do movimento estudantil, liderou a luta contra a ditadura no estado e chegou a ser governador. Aos 79 anos de idade e meio século de atividade política, Jackson é um líder ainda muito respeitado e acredito que não haja trajetória como a dele”, contou Jorge Carvalho. 


Para Jackson, trata-se de um livro que honra uma geração. “Eu diria que estamos realizando um sonho no sentido de oferecer uma homenagem à minha geração, uma geração que escreveu as mais belas páginas da história de Sergipe . Isso do ponto de vista dos interesses políticos, econômicos, sociais do estado e, acima de tudo, do compromisso com a democracia, com a liberdade e a justiça social”.



Fotos: Cleverton Ribeiro

Texto: Yasmin Barreto​

​​