No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025, um número que é causa de intensa preocupação do setor público, organizações e da comunidade médica, que anualmente somam esforços em torno da realização da campanha Novembro Azul.
Na manhã desta terça-feira, 21, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Coordenadoria de Serviços Médicos e Odontológicos, realizou um encontro/palestra com o oncologista Michel Alves, oportunizando mais esclarecimentos acerca da neoplasia.

Coordenador do departamento de saúde da Corte de Contas, o médico José Aragão Figueiredo reiterou o mérito da gestão em realizar ações como esta.
"Fechamos o ano com uma série de realizações, o que comprova a preocupação da Coordenadoria de Serviços Médicos e Odontológicos com a saúde de todos que compõem o TCE. Um trabalho do qual faço parte há 34 anos. Parabenizo o Dr. Michel Alves, que prontamente aceitou o nosso convite e trouxe informações valiosas para os nossos homens", destacou Dr. Aragão.

Especialista em Oncologia Clínica pela USP, o médico é pós-graduado em predisposição hereditária ao câncer pelo Hospital Albert Einstein e atua como coordenador da oncologia da Rede Primavera e Centro de Oncologia Vitta. Dr. Michel usou sua presença na iniciativa para alertar os presentes sobre o impacto positivo que a adoção de um estilo de vida saudável causa no surgimento de células cancerígenas.
"Uma alimentação saudável, prática de exercícios e não fumar podem reduzir em até 40% as chances de aparecimento de câncer", disse o profissional.

Ao finalizar sua participação, o oncologista destacou ainda: "É preciso falar que a detecção do câncer de próstata se dá pela realização de exames periodicamente, e que em fase inicial o tratamento pode ser muito bem-sucedido. Os homens precisam manter uma rotina de consultas não só ao urologista, mas também a outros especialistas".
Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith