A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Susana Azevedo, recebeu na manhã desta quarta-feira, 3, em seu gabinete, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A reunião teve o objetivo de firmar um convênio para fiscalização de obras executadas com recursos do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
Firmado o convênio, o TCE/SE passa a fiscalizar a aplicação de R$500 milhões, fruto de empréstimo concedido pelo NDB, o chamado Banco dos Brics (Grupo econômico dos países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). De acordo com o prefeito, trata-se do "maior financiamento feito pelo banco para cidades do mundo inteiro".
"Além de trazer o abraço da cidade de Aracaju para a nova presidente do TCE, desejar êxito na sua gestão, trouxemos um ofício solicitando que o Tribunal seja o órgão fiscalizador e acompanhador do nosso empréstimo com o Banco dos Brics. Para nós é muito importante, pois sabemos da competência do Tribunal e da sua expertise no assunto", declarou Edvaldo.
Conforme a conselheira Susana Azevedo, esse tipo de ação demonstra a capacidade do Tribunal para realização de sua atividade-fim.
"Já realizamos aqui um trabalho de auditoria em obras viabilizadas com recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] e desta vez não será diferente; nossa equipe técnica estará empenhada em fiscalizar e acompanhar a destinação desses recursos", destacou a conselheira.
Os recursos obtidos pela PMA visam a realização de um amplo pacote de obras estruturantes em diversas regiões da capital sergipana.
A visita do prefeito da capital foi presenciada ainda pela diretora da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), Roseane Tavares.

Fotos: Igor Graccho
Texto: Yasmin Barreto