"Ser feliz é algo que acontece no caminho da busca pela felicidade". Essa foi uma das frases que marcaram a palestra "Janeiro Branco: uma reflexão sobre a minha saúde mental", proferida pela psiquiatra Clarissa Bastos Frota, nesta quarta-feira, 31, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), encerrando as ações do órgão alusivas
Baseada em pilares firmados na filosofia, ciência e até na sabedoria popular, Clarissa conduziu a sua fala a respeito da saúde mental. Ao comparecer ao primeiro evento realizado este ano no auditório do TCE/SE, a conselheira presidente, Susana Azevedo, destacou a urgência do tema.

"É importante estarmos alertas aos cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção de doenças como a depressão e a ansiedade, por exemplo, que infelizmente são cada vez mais comuns na nossa sociedade. Cientes de que deveríamos nos aprofundar neste tema que pode afetar tanto os nossos servidores, quanto pessoas próximas, trouxemos esta palestra com a renomada psiquiatra Clarissa Bastos Frota, a quem agradeço pela excelente apresentação e pela presença aqui no Tribunal".
Dra. Clarissa, que é especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), falou que o cuidado com a saúde emocional no ambiente de trabalho é um ato de autocuidado.

"Estive hoje aqui no TCE para falar um pouquinho sobre leveza e cuidados com a nossa saúde mental nesse Janeiro Branco. É válido lembrar que, se cuidamos de nós mesmos, cuidamos de todos ao redor. Aqui no Tribunal precisa-se trabalhar com muita responsabilidade, as pessoas precisam estar bem, ter cabeça boa para ajudar uns aos outros e fazer um trabalho de qualidade".
Palestras
Durante a palestra, a psiquiatra abordou os conceitos de felicidade para Epicuro, baseado em um estado de prazer estável, e para a sabedoria popular. Nesta abordagem, Clarissa buscou a vivência pessoal e de pessoas próximas para exemplificar o estado de contemplação da normalidade, a busca da felicidade nos fatos mais comuns da vida.
Sobre a ciência, explicou ao público presente sobre o desempenho do sistema límbico do cérebro, que regula as emoções, além de destacar a ação dos "hormônios da felicidade": dopamina, ocitocina, endorfina e serotonina.

Em seguida, a psicóloga do TCE/SE, Lorena Lins, fez uma pequena apresentação partindo do tema "Falar sobre saúde mental é a primeira medida preventiva", estimulando a escuta no ambiente de trabalho e a validação dos sentimentos.
"Valorização da saúde mental é ato coletivo, os problemas vão se apresentar em qualquer ambiente, não é diferente no ambiente de trabalho. Temos que acabar com o estigma sobre quem sofre com transtornos mentais, ter formas de buscar tratamento, de buscar prevenção de sofrimento mental. Falar sobre saúde mental já é o primeiro ato para a prevenção da aparição de transtornos e cuidado com o emocional", concluiu.
Fotos: Igor Graccho
Texto: Yasmin Barreto