O procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC), recebeu uma homenagem nesta quinta-feira, dia 7, na última sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) como gestor à frente do órgão. “Estou feliz em poder colaborar! Cada um com seu ponto de vista, podemos fazer crescer e florescer a atuação contemplando a sociedade sergipana”, agradeceu. Na oportunidade, os conselheiros o parabenizaram pelo empenho em prol da sociedade – a exemplo da área da Educação.
Durante a sessão, a conselheira-presidente Susana Azevedo, do TCE, afirmou que o momento é de despedida apenas do cargo. Afinal, Bandeira de Mello seguirá com a atuação de procurador do MPC. “Começo a me despedir desse grande amigo, que deixou de forma indelével sua marca no Ministério Público de Contas”, comentou registrando também o desempenho na área da Educação de Sergipe.
Azevedo, inclusive, aproveitou para convidar os presentes e os que assistiam a sessão pelas redes sociais do TCE para a posse de Eduardo Santos Rolemberg Côrtes como o procurador-geral do MPC para o próximo biênio. “Tenho certeza que doutor Eduardo realizará um grande trabalho à frente do Ministério Público de Cotnas tendo em vista o seu conhecimento em controle externo, capacidade de trabalho, comprometimento com a coisa pública, além da sua paixão pela sustentabilidade”, acrescentou.
O conselheiro vice-presidente Flávio Conceição ressaltou Bandeira de Mello pelo zelo essencial à instituição. “Inquieto e atento com as causas sociais olhando para os interesses da coletividade do bem comum. Destaco seu esforço em construir uma relação institucional bastante afetuosa e produzida como elo positivo rendeu ao MPC e o TCE”, disse.
Ainda na sessão, o conselheiro Ulices de Andrade Filho enalteceu o perfil do procurador-geral. “Um homem culto! Sempre que fala e escreve engrandece este Tribunal. O senhor é um homem admirado por todos. Sou seu admirador, pelo comportamento e postura! Está saindo da Procuradoria-Geral, mas tenho certeza que vai continuar com o mesmo estilo. Parabéns pelo trabalho desempenhado”, expôs.
A conselheira Angélica Guimarães também teceu elogios pela atuação de Bandeira de Mello. “Muito competente e muito zelo com o que faz. Seus pareceres são muito equilibrados, pensando primeiro na sociedade e coletividade. Uma grande gestão à frente da Procuradoria”, frisou.
Já o conselheiro Luis Alberto Meneses, destacou Bandeira de Mello pela iniciativa do concurso público para o cargo de subprocurador do MPC. “Um concurso que está bastante exitoso porque foi muito bem gerido por Vossa Excelência e equipe, além da sua atuação na AMPCON – Associação Nacional do Ministério Público de Contas”, falou. O conselheiro substituto Francisco Evanildo de Carvalho acompanhou as congratulações do colegiado.
Homenagem
Logo após a pauta de julgamento do dia, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello foi surpreendido com uma homenagem. O colegiado entregou uma placa de Menção de Agradecimento pelo esforço e dedicação ao conduzir o Ministério Público de Contas: “Sua liderança exemplar e compromisso com o exercício do controle externo, sempre em benefício da sociedade, são verdadeiras fontes de inspiração”.
Após o discurso dos membros que compõem o Pleno, Bandeira de Mello agradeceu as palavras e homenagens. “São dez anos de participação no plenário. Estou muito feliz com o que eu ouvi porque era o que estava no meu pessoal planejamento estratégico. Aprendi muito e aprendo com Vossas Excelências. Acredito que o TCE é um local que gosta de pessoas e esse convívio se faz nas relações humanas. Então, temos muitas responsabilidades aqui, o MPC, TCE e todos os servidores, de garantir uma boa gestão pública e isso se faz exatamente com foco nas pessoas. Saibam que a recíproca é verdadeira, tanto no carinho, amizade, aprendizado e felicidade em estar aqui”, concluiu agradecendo.