​​​​

TCE mapeia municípios com risco de desastres naturais em Sergipe

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou mapeamento das áreas de risco no Estado e da capacidade de resposta de cada município a desastres naturais. Os dados foram apresentados em reunião nesta sexta-feira, 14, na Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos).

O mapeamento aponta os municípios que podem sofrer com inundações, deslizamentos de terra e seca. Todo esse material servirá de subsídio para que o Tribunal possa monitorar as ações de contingenciamento desenvolvidas por esses municípios.

"Vamos verificar se a Defesa Civil desses municípios em risco está preparada para enfrentar os desastres naturais, se está estruturada, se possui orçamento, se tem pessoas treinadas. Assim como, se o município possui plano diretor e segue as recomendações do Governo Federal acerca da realização de drenagem urbana no período de chuvas”, ressalta Cassio Andrade Dantas, coordenador de Engenharia.
PHOTO-2024-06-14-13-41-54.jpg

A partir desses dados, será feita uma triagem dos municípios com maior risco para que equipes de auditores possam ir in loco fazer a análise dessas áreas. "Vamos selecionar os municípios que estão com mais iminência e mais propensos a passar por algum tipo de desastre”, destaca a diretora de Controle Externo, Roseane Tavares.  ​

As análises em campo devem começar a partir de julho. Devido ao período chuvoso, inicialmente, as áreas com risco de inundação e deslizamentos de terra  serão prioridade.​

Fotos: Marcelle Cristinne
Texto: Luana Maria

​​