​​​​

Outubro Rosa: TCE realiza palestras sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

​​
Com palestras sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório do Pleno, o evento alusivo ao Outubro Rosa.

“Foram palestras enriquecedoras que trouxeram conhecimento, riqueza em detalhes, para que a gente possa no nosso dia a dia fazer tudo direitinho: ginástica, alimentação e prevenção. Eu tenho certeza que vamos conseguir vencer qualquer desafio que venha pela frente”, destacou a presidente da Corte de Contas de Sergipe, conselheira Susana Azevedo.

susana.jpeg

“O que posso fazer para prevenir o câncer de mama?” foi tema da palestra conduzida pela mastologista Drª Aline Valadão, que abordou como alguns hábitos podem ajudar na prevenção a esse câncer.

aline valadão.jpeg

“A gente antes não sabia como era distribuída a idade do câncer de mama. No país, mas em 2019 foi publicado um trabalho que conseguiu mostrar a nossa realidade. No mundo, o câncer de mama abaixo dos 40 é em torno de 10%, no Brasil 17,18%, ou seja, quase o dobro. Qual a causa disso? A gente não sabe se fatores genéticos, a nossa miscigenação, vai vir associado hábitos de vida. A gente acredita que seja múltiplos fatores que terminam contribuindo para isso. Então qual a idade para começar o rastreamento? O que a gente tem de evidência hoje, já que 41,1% dos casos de câncer de mama no Brasil acontecem abaixo dos 50 anos, a gente não recomenda o que o Ministério da Saúde preconiza, que é a partir dos 50. Todas as sociedades que visam a detecção precoce do câncer de mama recomendam mamografia anual a partir dos 40 anos de idade”, disse a mastologista.

O nutrólogo Dr. Lucas Vaz foi o condutor da palestra “Alimentação na prevenção e tratamento do câncer de mama”, apontando como a alimentação é importante tanto para prevenir quanto para ajudar no tratamento.
lucas nutrologo.jpeg ​

“[...] a gente pensa naqueles alimentos que são ricos em fibras, em antioxidantes, proteínas, nutrientes que são essenciais para poder fortalecer o sistema imunológico e de alguma forma conseguir combater os radicais livres. Radicais livres esses que podem danificar a célula. Dentro da célula a gente tem o DNA, que é o material genético responsável pela expressão de genes, aquilo que vai fazer com que o paciente evolua ou não com o câncer. A ingestão alimentar adequada, com a ingestão de nutrientes adequados, são aliados essenciais na prevenção e também no tratamento do câncer de mão”, afirma  o nutrólogo.

Tayse de Oliveira Torres, assessora de gabinete do TCE, recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 40 anos e desde então faz tratamento. Segundo ela, alguns hábitos saudáveis têm sido essenciais para o seu tratamento, como alimentação equilibrada e atividade física. Para ela eventos como esse realizado pelo TCE é importante para relembrar sobre a importância de fazer a mamografia anualmente:

“É importantíssimo, porque a conscientização de fazer o check-up, de fazer os exames, é anual. Então a gente tem que ter essa preocupação todos os dias do ano, mas em outubro a gente só enfatiza, só lembra do cuidado que você tem que ter”. 
evento outubrorosa.jpeg

O câncer de mama é responsável pela morte de milhares de brasileiras anualmente. Segundo dados do Panorama do Câncer de Mama, em 2022, 19 mil pessoas, dentre homens e mulheres, foram vítimas desse neoplasma maligno. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, estima-se que 73.610 novos casos poderão ser diagnosticados no mundo.

Texto: Luana Maria
Foto: Marcelle Cristine


​​