​​​​

Servidores do TCE passam por capacitação sobre didática e estratégias de ensino

A Escola de Contas do TCE/SE promove o curso “Didática Para Docente e Estratégias de Ensino”, ministrado por Rosa Maria Chaise, coordenadora-geral de estudos e pesquisas e professora de didática dos cursos de pós-graduação da Escola de Contas e Gestão do TCE do Rio de Janeiro. A capacitação teve início na última segunda, 25, e segue até a quarta-feira, 27.

"O curso trabalha o docente e sua inserção no contexto das escolas _MG_9439.JPGde contas. Reflete sobre o papel de mediador do docente no processo de ensino-aprendizagem e, além disso, apresenta diferentes estratégias de aprendizado e acompanhamento de aprendizagem", disse a professora.

Por meio de aulas expositivas, trabalho com textos e discussões orientadas, a doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) coloca seu conhecimento à disposição dos servidores do TCE/SE e do MP de Contas que ministram cursos na Ecojan.

A parceria entre as Escolas de Contas de Sergipe e do Rio de Janeiro foi um fator importante para que a ideia do curso ganhasse concretude. Chaise reconhece essa importância: "A aproximação entre as escolas de contas é essencial para que esse tipo de capacitação possa ocorrer. A rede das escolas possibilita o compartilhamento de docentes e de conhecimento, algo que buscamos sempre fazer na ECG".

Estes objetivos atraíram um público diverso, com servidores do TCE,_MG_9467.JPG coordenadores de setores, diretores e membros do Ministério Público de Contas, como o procurador geral João Augusto Bandeira de Mello. “A Ecojan oferta durante todo o ano cursos e capacitações com forte apelo pedagógico que atingem não só os jurisdicionados, mas também os próprios servidores do TCE, como é o caso desta. Isso é bastante positivo”, disse.

Para o Coordenador da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), Sérgio Augusto, o conteúdo trabalhado oferece métodos práticos, mas também contribui para a formação de uma nova maneira de pensar educação. “Estamos sendo apresentados a ferramentas e técnicas de ensino e de aprendizagem; são novas propostas de conhecimento e de comunicação que desconstroem noções que tínhamos sobre o que era certo em sala de aula”, explicou.

​​